Tecnologia
Now Reading
O Futuro da Computação em Nuvem: a computação sem servidor
0

O Futuro da Computação em Nuvem: a computação sem servidor

by Extensionista14 de novembro de 2018

04/11/2018

Andrew de Oliveira Duchini
Rafael Santos Moura
Edson Luiz Ferreira dos Santos*

Cada vez mais a computação em nuvem torna-se mais presente em nossas vidas. Praticamente toda empresa utiliza algum serviço da nuvem, sendo ele armazenamento de arquivos e/ou uso de softwares, como o Office 365 disponibilizado pela Microsoft. Mas o que mais a nuvem tem a oferecer? Qual o futuro dessa tecnologia e o que ela trará de inovador?

Uma das inovações que ainda estar por vir é a computação sem servidor, ou serveless computing. Um problema muito comum nos dias atuais é a preocupação das empresas em relação ao uso que as aplicações fazem do servidor. Uma aplicação pode consumir todos os recursos de um servidor caso ele não possua tecnologia nova. Com o crescente uso de algoritmos pesados – com aplicações de inteligência artificial, mineração de dados e algoritmos genéticos – um servidor de normal de uma empresa pode levar meses para processar e dar uma resposta ao usuário, dependendo do problema em questão.

A nuvem pretende ajudar trazendo um novo paradigma no qual as empresas não precisam ter servidores únicos para rodar suas aplicações. Os programadores irão, através da rede, acessar um servidor externo na nuvem, codificar sua aplicação e mandar executá-la no ambiente do servidor. A empresa precisa apenas se preocupar em desenvolver a aplicação e o processamento da mesma será todo feito pelo servidor na nuvem. Contudo, caso a aplicação demande muitos recursos e o usuário necessite dessa resposta em um tempo curto, a nuvem será capaz de iniciar um outro servidor para auxiliar no processamento da aplicação, podendo com isso, ser necessário que vários servidores entrem em ação para que seja possível entregar a resposta para o usuário de forma rápida.

Vários CIOs (Chief Information Officers ou gerentes de tecnologia da informação) acreditam que no futuro os computadores pessoais possuirão pouca capacidade de processamento e uma ótima conexão com a internet, assim todo o processamento será feito por um servidor na nuvem, o qual irá processar e devolver apenas o resultado para o usuário em seu computador pessoal. O custo de se ter um computador no escritório ou em casa será mais baixo, pois o processamento poderá ser feito por um servidor na nuvem.

Um exemplo disso é dado pelos jogos digitais que cada vez mais demandam recursos de placa de vídeo, memória RAM e espaços em disco maiores e melhores. Cada usuário hoje precisa de um computador com placas gráficas, modernas e geralmente caras. Com essa nova abordagem da nuvem, não será necessário possuir computadores com componentes modernos. As empresas de jogos fornecerão servidores com os jogos instalados neles, cada usuário irá por meio da rede acessar um servidor para poder jogar, o servidor receberá os comandos do usuário e devolverá apenas a imagem processada para ele. Dessa forma as empresas poderão oferecer um serviço melhor, pois ela garante que o computador vai rodar a aplicação. Para o usuário ficará mais barato, pois antes era necessário pagar pelo jogo e pelo computador que irá rodar o jogo. Nesse caso ele só pagaria pelo jogo.

Contudo existe ainda um obstáculo a ser vencido para que essa realidade se torne possível. Será necessário um sistema de rede muito robusto e rápido. Algo que ainda não podemos garantir a todas as pessoas, pois em países como o Brasil, a infraestrutura de rede ainda é bem precária e requer uma modernização.

A computação em nuvem serveless está bem próxima e fará uma grande revolução na vida das pessoas e no mercado. Teremos vários novos produtos, modelos de negócios e empresas fornecedoras deste serviço. Sem dúvida uma grande mudança na forma como são os computadores pessoais e de trabalho.

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

BOULTON, Clint. Serverless é o futuro da computação em nuvem? – 2018 – http://cio.com.br/tecnologia/2018/01/10/serverless-e-o-futuro-da-computacao-em-nuvem/ em: 18 de outubro de 2018

RUSCHEL, Henrique; ZANOTTO, Mariana Susan; DA MOTA, Welton Costa. Computação em Nuvem, 2010, 15F. Especialização em rede e segurança de sistemas. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2008/2. Disponível em: <https://www.ppgia.pucpr.br/~jamhour/RSS/TCCRSS08B/Welton%20Costa%20da%20Mota%20-%20Artigo.pdf>

CRÉDITOS DA IMAGEM

PIXABAY. https://pixabay.com/en/network-server-system-2402637/

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Extensionista

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.