Tecnologia
Now Reading
O avanço da computação nas nuvens
0

O avanço da computação nas nuvens

by admin28 de maio de 2015

16/04/2015

Computação nas nuvens (cloud computing) refere-se, essencialmente, à noção de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais.

O termo computação nas nuvens foi mencionado em 1997 numa palestra de um professor de Sistemas de Informação – Ramnath Chellappa. No entanto, só foi implementada em 1999 com o surgimento da Salesforce.com, que foi a primeira empresa a disponibilizar as aplicações na internet. Apesar disso, a ideia implementada já era abordada por pesquisadores há algum tempo.Com o passar dos anos, esse recurso deixou de ser uma novidade no ramo da tecnologia, para se tornar uma tendência que possibilita diversos benefícios, tais como:

  • Facilidade de acesso (portabilidade): os arquivos armazenados na nuvem podem ser acessados ou compartilhados de qualquer lugar, independente da máquina, desde que tenha acesso à internet .
  • Economia: as empresas que anteriormente investiam em Datacenters e servidores, podem destinar o seu capital para a computação em nuvem, que viabiliza o armazenamento sem necessitar de investimento em hardware e gerenciamento do mesmo.
  • Flexibilidade: o conceito “pay as you go” – que significa que é pago somente o serviço que é utilizado – , é o modelo aplicado na maioria dos serviços de computação nas nuvens, portanto, oferece ao usuário uma flexibilidade e economia.
  • Segurança: em possíveis acidentes como falta de energia, incêndio ou queda do sistema, os dados permanecem preservados e armazenados nos servidores.

A procura pelo serviço em nuvem cresce a cada dia, não só pelas empresas (de pequeno a grande porte), mas também para o uso pessoal pois o uso proporciona infinitas possibilidades.

Grupo responsável: Davidson Oliveira, Gabriel Braga, Henrique Nonaka, Julio Heredia, Mateus Cerqueira, Thiago Vilela

REFERÊNCIAS

AMAZON WEB SERVICES. O que é a computação em nuvem?. 2015. Disponível em: Link

ARMBRUST, Michael et al. A view of cloud computing. Commun. ACM, ACM, New York, NY, USA, v. 53, n. 4, p. 50–58, abr. 2010. ISSN 0001-0782. Disponível em: Link

CRIARWEB.COM. O que é o cloud computing?. 2015. Disponível em: Link

MICROSOFT AZURE. Microsoft Azure. 2015. Disponível em: Link

NETWORK, Qi. 5 benefícios da Cloud Computing para a sua empresa. 2015. Disponível em: Link

NUNES, Mayza. História da Computação nas Nuvens. 2015. Disponível em: Link

 

FONTE DA IMAGEM

Freepijk. Disponível em: <http://br.freepik.com/vetores-gratis/vetor-de-computacao-em-nuvem-ilustracao_713177.htm>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin