Gestão
Now Reading
Crise hídrica: o que podemos fazer no dia a dia para reverter esse cenário?
0

Crise hídrica: o que podemos fazer no dia a dia para reverter esse cenário?

by admin16 de dezembro de 2021

16/12/2021

Juliana Dias Silva, Júlio César de Oliveira Barbosa ,Larissa Maria Bitencourt Cavalieri, Lenis Fernandes Campolina Byrro, Victor Gabriel Guimarães Batista*

De acordo com a UNESCO, em um futuro distante bilhões de pessoas não terão acesso à água devido ao enfraquecimento das reservas de água enquanto há um gasto em excesso da população. Assim, a partir da década de 1970 a crise hídrica passou a ser uma preocupação mundial devido às divulgações feitas pela ONU e pelo Banco Mundial, afirmando que para garantir o abastecimento necessário para toda a humanidade, a água deve ser usada de forma sustentável. (TOKARNIA, 2015).

Além das consequências sociais, o uso indevido dos recursos hídricos também pode trazer sequelas graves para o ecossistema, como períodos de grande seca, morte de populações de peixes e plantas aquáticas, aumento dos focos de incêndios florestais, dentre outros. Outro problema que podemos enfrentar referente ao mau uso desses recursos é a possibilidade de apagões e o aumento no valor das contas de energia elétrica, pois vale lembrar que a maior parte da energia produzida no Brasil vem das usinas hidroelétricas e no caso de baixa ocupação dos reservatórios de água, a distribuição de energia para a população acaba sendo comprometida.

 Diante da inevitável falta de água nas sociedades, tivemos exemplos de alguns países que adotaram medidas procurando diminuir o uso inadequado desse recurso, como por exemplo a retirada de sal e minerais da água do mar. Como dito anteriormente, 97% da água do planeta é salgada e não está disponível para o consumo. Assim esta é uma alternativa muito cara. Outra solução é a reutilização da água através do tratamento dos esgotos, alternativa que deu muito certo na Austrália, mas que, no Brasil, enfrenta o preconceito, sendo utilizada apenas em situações em que não há consumo direto embora haja comprovação de que a água tratada dos esgotos seja tão limpa quanto a dos rios.

 Vale ressaltar que dentre os planejamentos adotados, o principal que deve ser levado em consideração é a conscientização da população para que adote melhores hábitos a fim de consumir a água de forma sustentável, como por exemplo fechar as torneiras, uma vez que uma torneira mal fechada desperdiça 1280 litros de água por dia. Além disso, reutilizar a água em outras atividades diárias ajuda a economizá-la.

No cenário mundial do combate a crise hídrica, o nosso país ainda se encontra em uma posição preocupante. Além das alternativas já apresentadas, há a necessidade de investimentos em melhores serviços de encanamento para evitar vazamentos, adoção de melhores políticas e avanços tecnológicos para que o Brasil não sofra com a falta de água no futuro.

E você, o que tem feito para economizar água? Tem o costume de fechar as torneiras quando não estão em uso? Existe algum vazamento de água em sua casa? Possui o hábito de conscientizar seus vizinhos a respeito do desperdício? São algumas ações simples como essas que podem fazer a diferença no mundo.

* alunos da disciplina de Sustentabilidade Organizacional, do curso de Administração da PUC Minas Coração Eucarístico, orientados pela Prof.ª Dr.ª Andréa Alcione de Souza

Referências

CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CEBDS. 6 soluções de países diferentes contra a escassez de água. 2018.Disponível em: <https://cebds.org/escassez-de-agua/#.YUPLFY5KjIV>. Acesso em: 14, setembro de 2021.

EXTRA GLOBO. Como economizar luz e água com agravamento da crise hídrica. 2021. Disponível em: <https://extra.globo.com/economia/financas/como-economizar-luz-agua-com-agravamento-da-crise-hidrica-rv1-1-25173854.html>. Acesso em: 14, setembro de 2021.

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água. [s.d.]. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/diferentes-estrategias-para-enfrentar-crise-agua.htm> Acesso em: 14, setembro de 2021.

TOKARNIA, Mariana. Mundo precisará mudar padrão de consumo para garantir abastecimento: relatório mostra que crise global é de governança. Agência Brasil. Brasília, 20/03/2015. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-03/mundo-precisara-mudar-padrao-de-consumo-para-garantir-abastecimento-de > . Acesso em 20/11/2021

VENANCIO, Daniela Fosse Valbão. A crise hídrica e sua contextualização mundial, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v.11 n.22, p. 13, dez. 2015. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015E/a%20crise%20hidrica.pdf>. Acesso em: 14, setembro de 2021.

Crédito da imagem destacada

SEM AUTOR. [Sem Título]. [2016]. 1 gravura. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/torneira-fonte-agua-1684902/>. Acesso em: 13, outubro de 2021.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.