Gestão
Now Reading
A importância da coleta seletiva para a sustentabilidade
0

A importância da coleta seletiva para a sustentabilidade

by admin29 de junho de 2021

Bernard Xavier Novaes, Gabriel Sotero Coimbra, Izabella Rocha Monteiro, Mariana Mara Souza, Valentina Campos de Veiga*

No mundo atual não há mais espaço para pessoas e empresas sem responsabilidade social. Precisamos participar ativamente usando a tecnologia e a criatividade a favor da sustentabilidade. Os resíduos estão à nossa volta e o futuro pertence aos cidadãos que estão preocupados em poluir menos e contribuir para um ambiente mais limpo e saudável.

Grandes cidades como Belo Horizonte   produzem toneladas de lixo diariamente e essa situação além de prejudicar a nossa saúde, apresenta riscos ao meio ambiente. Mas, e você?  Já parou para pensar para onde vai todo esse lixo? Os resíduos não recicláveis produzidos nas grandes cidades são levados para aterros sanitários ou lixões.  No Brasil os lixões estão proibidos por lei, porque causam graves danos ao ecossistema e os aterros sanitários estão com a sua capacidade no limite e logo não haverá mais espaço para tanto lixo. Para saber mais sobre o problema dos lixões no Brasil, assista ao curta metragem “ilha das flores” disponível na plataforma Youtube.

Uma boa alternativa para esse problema é a coleta seletiva que evita a propagação de doenças e contribui para que os resíduos sigam seus devidos caminhos para a reciclagem. A boa notícia é que nem tudo é lixo. O conceito de lixo está ligado a um produto que não tem mais valor. Alguns tipos de resíduos por sua vez, ainda possuem serventia, eles só precisam ser separados entre secos, úmidos, recicláveis e orgânicos para serem reaproveitados.

Em Belo Horizonte há um sistema semanal de coleta seletiva. A Prefeitura de Belo Horizonte define a sua coleta seletiva “como recolhimento diferenciado dos resíduos possíveis de serem reciclados, previamente separados pelos moradores da cidade” (BELO HORIZONTE, 2021). Essa coleta acontece de duas formas: ponto a ponto ou de porta a porta.  No sistema porta a porta os moradores colocam em suas calçadas uma vez por semana o lixo reciclável e devidamente separado e a Prefeitura faz o recolhimento. É importante informar que esse sistema ainda não atende a todas as regiões. Atualmente 36 bairros, 390.00 pessoas e 120.000 domicílios são atendidos na cidade (BELO HORIZONTE, 2021) Para saber se a sua região é atendida pela coleta seletiva ‘porta a porta’, consulte o site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Já na coleta ‘ponto a ponto’ os moradores separam os recicláveis em sua residência ou no local de trabalho e os depositam em contêineres instalados em alguns pontos da cidade. Você pode se informar sobre esses pontos instalados pela Prefeitura de Belo Horizonte também acessando o site da instituição.

A coleta seletiva além de beneficiar nosso meio ambiente é uma grande geradora de renda para os catadores, membros de cooperativas de reciclagem, e para outros trabalhadores que atuam processando materiais deste tipol.  O serviço realizado pelos catadores é recolher, selecionar e encaminhar os resíduos secos para os centros de triagem, onde são separados para as indústrias de reciclagem do município.

Atualmente, a Alemanha é o país que mais recicla no mundo. Existe uma lei que obriga todos os habitantes a fazerem a coleta seletiva em suas residências. Você pode ser multado caso jogue cascas de alimentos, vidros quebrados e papéis em um único saco plástico. A separação de forma correta é obrigatória em todo o território. Infelizmente esse nível de conscientização ainda não chegou em nossa cidade. Mas você pode fazer a sua parte: separe o lixo da sua casa, informa-se sobre pontos de descarte, consuma apenas o necessário, reutilize, reuse e contribua para reduzirmos a quantidade de lixo produzido. E incentive a coleta seletiva em sua região, lembre-se, mais do que uma obrigação, a reciclagem é uma necessidade para mantermos a nossa saúde e a saúde do planeta.

* alunos da disciplina de Sustentabilidade Organizacional, do curso de Administração da PUC Minas Coração Eucarístico, orientados pela Prof.ª Dr.ª Andréa Alcione de Souza

Referências

BELO HORIZONTE. Prefeitura de Belo Horizonte. Coleta Seletiva. Disponível em https://prefeitura.pbh.gov.br/slu/informacoes/servicos/coleta-seletiva. Aceso em 31/05/2021

EMBAPEL RECICLAGEM. Os 5 países que mais reciclam no mundo. Disponível em https://embapel.com.br/novo/os-5-paises-que-mais-reciclam-no-mundo/. Acesso em 31/05/2021

FURTADO, Jorge.  Ilha das Flores, Casa de cinema – curta metragem. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 189

Crédito da imagem destacada

SAGNIEZ, Christel. Trahs. PIXABAY. Disponível em <https://pixabay.com/pt/photos/lixo-recipiente-graffiti-pl%C3%A1stico-3487009/>. Acesso em 29 jun. 2021

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.