Tecnologia
Now Reading
Aumento da Inclusão Digital no Brasil
0

Aumento da Inclusão Digital no Brasil

by admin31 de dezembro de 2015

02/11/2015

O aumento da inclusão digital no Brasil se concretiza por meio de tecnologias que propiciam qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público e a sociedade no país. A democratização do acesso às tecnologias da informação é possível pela simplificação das atividades cotidianas através da utilização de computadores interligados à internet. Esta, tem a capacidade de maximizar o tempo dos trabalhadores, auxiliar estudantes em pesquisas e acima de tudo, interligar o planeta através da rede, estimulando ideias de inovação e sustentabilidade. Tal fato é possível devido ao desenvolvimento intelectual dos cidadãos e ao incentivo governamental.

A inclusão digital pode criar oportunidades de formação educacional e profissional para jovens e adultos, sobretudo nas comunidades, em segmentos excluídos, os quais são socialmente vulneráveis. O Governo Federal atua por meio da inclusão digital, investindo e apoiando projetos que visam o desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico, tais como: Banda Larga nas Escolas, Computadores para Inclusão, Redes Digitais da Cidadania; dentre outros.

Centro de computadores em Santa Cruz de Cabrália na Bahia (Foto: Wikimedia Commons)

Centro de computadores em Santa Cruz de Cabrália na Bahia (Foto: Wikimedia Commons)

O Programa Banda Larga nas Escolas tem o objetivo de conectar todas as escolas públicas urbanas à internet por meio de tecnologias que propiciem qualidade e velocidade de acesso. O projeto Computadores para Inclusão promove o desenvolvimento tecnológico e social de jovens com baixa renda. Oferece oficinas, cursos, treinamentos, tendo foco na manutenção de equipamentos de informática e conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos. Atende às seguintes cidades e suas regiões metropolitanas: Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Belém e Recife. A ação Redes Sociais da Cidadania é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital e promove a formação no uso das tecnologias de informação e comunicação, além da qualificação para o uso da internet em espaços públicos de acesso livre. Conta com o apoio de uma rede nacional de instituições públicas de diversos estados: Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe, Amazonas, Paraná e Acre.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento da renda, o crescimento do mercado de trabalho e até o acesso às novas tecnologias – como smartphones, foram fundamentais para a inclusão digital no país entre os anos de 2005 e 2011. Os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2011, mostram que houve um aumento de 20,9% para 46,5% de pessoas que utilizam à internet. De acordo com os dados do próprio IBGE, consolidados no ano de 2013, 88% dos domicílios brasileiros utilizam computadores, 53,6% utilizam celulares e 17,2% tablets para acesso à rede.

Grupo responsável: Claudiene Gomes, Dhenerson Carneiro, Newton Lima, Thiago Corlaite e Victor Oliveira.

REFERÊNCIAS

GOMES, Helton Simões; CAOLI, Cristiane. 11,5% dos lares acessam a internet apenas por celular e tablet, diz IBGE. São Paulo e Rio de Janeiro, 29 abr. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/04/celular-e-tablet-sao-unico-meio-de-acesso-de-116-de-lares-diz-ibge.html>. Acesso em: 19 set. 2015.

LEAL, Luciana Nunes. Inclusão digital no país chega a menos de 50%, diz IBGE. Rio de Janeiro, 16 mai. 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/inclusao-digital-no-pais-chega-a-menos-de-50-diz-ibge>. Acesso em: 19 set. 2015.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. Computadores para Inclusão. Brasília, 8 mai. 2012. Disponível em: <http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/centros-de-recondicionamento-de-computadores-crcs/256-temas/centros-de-recondicionamento-de-computadores-crcs/24988-computadores-para-inclusao>. Acesso em: 19 set. 2015.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. Redes Digitais da Cidadania. Brasília, 21 fev. 2014. Disponível em: <http://www.comunicacoes.gov.br/redes-digitais-da-cidadania>. Acesso em: 19 set. 2015.

PORTAL DE GOVERNO ELETRÔNICO DO BRASIL. Inclusão Digital. Disponível em: <http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/inclusao-digital>. Acesso em: 29 out. 2015.

PORTAL MEC. Educação à distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15808:programa-banda-larga-nas-escolas&catid=193:seed-educacao-a-distancia>. Acesso em: 21 set. 2015.

FONTE DA IMAGEM

WIKIMEDIA COMMONS. File: Cabralia computer center.jpg. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cabralia_computer_center.jpg?uselang=pt-br/>. Acesso em: 02 nov. 2015.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin