Tecnologia
Now Reading
Cloud Computing: seus dados na nuvem
0

Cloud Computing: seus dados na nuvem

by admin9 de abril de 2015

22/10/2014

Pen drives, hd’s externos, cd’s e dvd’s. Todos esses equipamentos serão substituídos pela nuvem. Mas, afinal, o que é realmente a computação nas nuvens?

De acordo com os profissionais da área de tecnologia, o termo tem origem em 2008, e pode ser entendido como a mais nova etapa da computação. Nela o armazenamento dos dados de usuários e suas aplicações (softwares) estão reunidos em um conjunto de computadores conectados à Internet, os quais, juntos, formam a “nuvem”. Dessa maneira, os dados e aplicações podem ser acessados de qualquer lugar, garantindo agilidade e acessibilidade sempre que necessário.

Provavelmente, você já deve ter utilizado uma aplicação executada em Cloud Computing, como os famosos serviços de e-mail (Gmail, Hotmail, Yahoo.mail). Esses são exemplos claros do propósito da arquitetura Cloud Computing, na qual não é necessário ter uma aplicação instalada na máquina do usuário para executar um determinado serviço (nesse caso o e-mail), como acontece com o Outlook do pacote Office da Microsoft.

Outros serviços populares que são fornecidos por meio da arquitetura cloud são os sites de armazenamento de arquivos online, como os conhecidos Dropbox, Google Drive e One Drive. Para usá-los, mais uma vez, basta utilizar os navegadores de internet e acessar o site correspondente, sem instalar mais nenhum software específico.

Mesmo com a facilidade e disponibilidade desses serviços executados sob a arquitetura Cloud Computing, ainda é grande a resistência das pessoas e das organizações com relação ao uso. Um dos grandes motivos para tal resistência é a questão da privacidade e segurança dos dados. Até que ponto nossos dados estão seguros? Casos de invasão a esses serviços foram registrados recentemente (como nos serviços de DropBox e ICloud).

As empresas ainda temem a insegurança desses serviços, já que seus dados são de fundamental importância para a organização, como as definições de estratégia e plano de negócios.

No âmbito civil já é frequente a publicação de conteúdo particular na internet, obtido por meio de invasões à esses serviços.

Grupo responsável: Carlos Henrique Nogueira Mendes, Christian Garibaldi Fernandes, Matheus Mattos Lima Abreu, Rafael Fernandes Pina Ferreira, Sukla Costa Alkmim

REFERÊNCIAS

AMOROSO, Danilo. O que é computação em Nuvens? Acesso em: 22/10/2014. Link Disponível.  

SARMENTO, Flávia. Setor brasileiro de cloud computing deve movimentar US$ 798 mi em 2014. Acesso em 22/10/2014 Link Disponível

FONTE DA IMAGEM
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cloud-computing-1.gif?uselang=pt-br

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin