Tecnologia
Now Reading
Bem-vindo a era da internet das coisas!
0

Bem-vindo a era da internet das coisas!

by admin9 de abril de 2015

14/10/2014

“Só lembrei quando estava chegando ao trabalho que me esqueci de desligar a televisão e as luzes de casa. Esqueci também que poucos minutos depois, meu relógio inteligente me enviaria um alerta através da Internet 3G me dando opção de apagar as luzes e a televisão automaticamente.”.

Esse é um exemplo não muito distante de nossa realidade da Internet das Coisas. Por ele podemos observar infinitas possibilidades de uso dessa revolucionária tecnologia.

Podemos resumi-la como a capacidade dos diversos dispositivos conseguirem comunicar entre si. Não estamos distante disso, pelo contrário, estamos vivendo isso! Conexão de máquinas, dispositivos, sensores, câmeras e até mesmo automóveis, e todo tipo de “coisa”, que buscam otimizar operações do dia a dia economizando tempo, dinheiro e até quem sabe, vidas.

E esse é o grande ‘X’ da questão. Facilitar nossas vidas fazendo com o que o mundo físico e digital fique cada vez mais próximo e para que isso aconteça, a conectividade dos dispositivos é essencial. Essa conectividade é realizada através da Internet onde os objetos ou as “coisas” conseguem fornecer dados para sistemas integrados,conseguindo assim controlar atividades como a citada no começo do texto. E claro, ressaltamos que uma boa base de dados (bancos de dados desses sistemas integrados) é essencial para o melhor desempenho dessas tecnologias.

Realmente é incrível o que a tecnologia nos proporciona. A Internet das Coisas visa o principal significado que uma tecnologia pode nos oferecer: soluções que facilitem nossas vidas. Não tem como voltar atrás, a Internet das Coisas veio para ficar! E o mais legal disso tudo: estamos acompanhando a evolução de uma nova era tecnológica.

Grupo responsável: David Henrique Alves Moreira, Emanuel Messias Maico Monteiro, Douglas Mendes Guimarães, Marcelo Thiago Melo Ribeiro, Isabelle Marie Alves Lopes da Silva

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Maurício. : A revolução da internet das coisas. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/artigo-a-revolucao-da-internet-das-coisas/93697/ PORVIR. Internet das coisas. Link Disponível.

ZAMBARDA, Pedro. ‘Internet das Coisas’: entenda o conceito e o que muda com a tecnologia. Link Disponível.

FONTE DA IMAGEM

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Internet_of_Things.jpg

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin