Tecnologia
Now Reading
Utilização da tecnologia para o controle de dados de animais silvestres
0

Utilização da tecnologia para o controle de dados de animais silvestres

by admin7 de junho de 2018

6 de junho de 2018

Pablo Ricardo Pereira
Victorel Lucas Rocha
Gustavo Góis de Sena Rafael*

A comercialização ilegal de animais silvestres traz transtorno para a sociedade e é a terceira maior atividade ilícita no Brasil, perdendo apenas para a o tráfico de armas e drogas (IBAMA citado por BRAGA, 2017). Estima-se que o Brasil seja responsável por 15% do total de vendas ilegais de animais silvestres no mundo (MARTINS, 2016). Em Minas Gerais, segundo o relatório de atividades da Polícia Ambiental de 2016, citado por Braga (2017), foram registradas 26.318 apreensões de animais silvestres, sendo que os mais apreendidos são aves e peixes silvestres.

Fonte: elaborado pelos autores a partir de Braga (2017) e Martins (207)

O avanço tecnológico trouxe novas tecnologias que podem ser utilizadas para o combate a essas e outras ameaças, assim como para o controle e monitoramento de informações sobre os animais silvestres (O ECO, 2015).

Uma dessas tecnologias é o microchip (circuito integrado) que pode ser implantado através de um injetor na pelo do animal. O microchip costuma ser inserido na região do pescoço. Ele possui um código de identificação individual que pode ser acessado ao se aproximar um leitor próprio para o microchip. Ao receber o sinal do leitor o microchip é ativado e responde ao leitor retornando o código individual que será mostrado na tela do leitor. De posse dessa informação é possível consultar no sistema ou aplicativo as informações individuais de cada animal. Destaca-se que o microchip permanece inativo até que o leitor seja aproximado.  (MEUS ANIMAIS, s.d.).

Outro sistema que possibilita o monitoramento e controle de animais são as coleiras com GPS. Elas permitem  acompanhar a movimentação e localização de animais silvestre e, assim, facilitam o rastreamento dos animais.  As coleiras são muito utilizadas em animais silvestres para acompanhamento e controle dos dados, e, assim, compreender a movimentação do dia a dia dos animais e seus habitats naturais. (O ECO, 2015).

O controle e monitoramento de animais silvestres tem se mostrado um grande benefício, permitindo o combate a crimes, o acompanhamento dos animais e até mesmo a emissão de alerta sobre a chegada desses animais. Além disso é possível realizar estimativas, pesquisas, receber notificações e localizar em tempo real dos animais silvestres. (INDT, s.d.)

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

BRAGA, Ariane. Comércio ilegal de animais silvestres é o terceiro mais lucrativo do mundo. Edição do Brasil: 22 jun. 2017. Disponível em: < http://edicaodobrasil.com.br/2017/06/22/comercio-ilegal-de-animais-silvestres-e-o-terceiro-mais-lucrativo-mundo/ >. Acesso em: 29 maio. 2018.

MARTINS, Célio. O que torna o tráfico de animais no Brasil um bom negócio. Gazeta do Povo: 04 nov. 2017. Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/certas-palavras/o-que-torna-o-trafico-de-animais-no-brasil-um-bom-negocio/ >. Acesso em: 29 maio. 2018.

MEUS ANIMAIS. Identificação animal por microchip. S.d. Disponível em: <https://meusanimais.com.br/identificacao-animal-microchip/ >. Acesso em: 29 maio. 2018.

O ECO. O que é Monitoramento Remoto de Animais. 30 mar. 2015. Disponível em <http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29026-o-que-e-monitoramento-remoto-de-animais/>.

Acesso em: 29 maio. 2018.

INDT. Rastreador de animais GPS-GSM. s.d. Disponível em: < http://www.indt.org.br/case_wwf.php >. Acesso em: 29 maio. 2018.

IMAGENS DO  INFOGRÁFICO

Freeimages. Disponível em : <https://pt.freeimages.com/photo/parakeets-1634086 > Acesso em: 29 maio. 2018.

IMAGEM DESTACADA

PIXABAY. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/radar-proximidade-abordagem-inimigo-153679/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.