Tecnologia
Now Reading
TI Verde: O Futuro Depende de Você
0

TI Verde: O Futuro Depende de Você

by admin15 de junho de 2018

01 de junho de 2018

Camila Raquel Cabral de Souza
Franciele Carla Rodrigues Marques
Grayson Guilherme Silva Cunha
Rafael Martins Galdino*

Todo mundo já deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida a frase: “Apague a luz! Temos que economizar!”. Todos sabem que é necessário economizar energia e água. Também sabemos que água e luz costumam ser as contas mais caras de uma casa. E mesmo assim continuamos a desperdiçá-los todos os dias.

Por isso, podemos dizer que todos podem ajudar a tornar a conta da sua casa menor e a salvar o meio ambiente fazendo coisas simples dentro da sua casa, como não carregar desnecessariamente o celular ou não deixar o computador e videogames ligados. (TI, 2016).

Um bom exemplo de uma atitude consciente, que também pode ajudar o meio ambiente, é dar preferência a telas de LED na hora de comprar seu computador. Elas gastam em média 35% menos de energia do que as demais. (LOUREIRO, 2015)

Outra medida que pode ser empregada é configurar o modo de espera, pois nesse modo o computador entra em hibernação e gasta até um quarto da energia normal. (LOUREIRO, 2015).

Já pensou também em usar folhas recicláveis na impressão? Reduzir a qualidade da impressão? Usar folhas frente e verso ou aquelas de rascunho que ainda tem um lado limpo? As árvores e os rios agradecem, pois isso reduz nos gastos de papéis e conseguentemente no destamatamento. (CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2009)

Talvez você não saiba, mas, segundo um estudo do Greenpeace, o setor de Tecnologia da Informação (TI) é responsável por 7% do gasto de energia global em 2015, sendo que em 2014, esse gasto era de aproximadamente 2%. (MENA, 2017). Então, o que mudou nesse período?

As pessoas se tornaram mais dependentes das máquinas, estão mais ligadas aos celulares e não conseguem ficar sem seus jogos ou redes sociais por muito tempo. Com isso, causam um aumento violento em seu consumo de energia diário relacionado a celulares, computadores ou jogos.

Isso nos leva a outra forma de economia de energia possível, que é não deixar seus aparelhos eletrônicos muito tempo ligados na tomada. Afinal, só porque um objeto está em 30%, não é necessário recarregar, mas a fobia de se desconectar do mundo digital leva as pessoas a deixarem seus aparelhos mais tempo ligados do que seria necessário ou recomendável. (CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2009).

O infográfico baseou-se em uma pesquisa recente do Greenpeace (COOK, 2017; PATRIOTA, 2012)) sobre empresas com tecnologias sustentáveis e  mostra quais empresas tem as práticas benéficas para o planeta.

          Fonte: Os autores baseados em COOK(2017) e PATRIOTA(2012)

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Centro de Informática lança o Projeto TI Verde. 8 jun. 2009. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/inclusao-social-e-equidade/ecocamara/o-ecocamara/noticias/projeto-ti-verde>. Acesso em: 08 de maio de 2018.

COOK, Gary. CliCking Clean: Who is winning the race to build a green internet. Washington: Greenpeace Org., 2017. Disponível em:  <https://secured-static.greenpeace.org/austria/Global/austria/dokumente/Clicking%20Clean%202017.pdf>.  Acesso em: 08 de maio de 2018.

TI Sustentável: conceito, soluções e consequências. DEVMEDIA, 2016. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/ti-sustentavel-conceito-solucoes-e-consequencias/29394>. Acesso em: 08 de maio de 2018.

LOUREIRO, Daniel. Lâmpada de LED: É ou não é uma boa ideia. Educando seu bolso.  7 maio 2015. Disponível em: <https://educandoseubolso.blog.br/2015/05/07/lampada-de-led-e-ou-nao-e-uma-boa-ideia/>. Acesso em: 08 de maio de 2018.

MENA, Isabela. Verbete Draft: O que é Sustentabilidade Digital. Projeto DRAFT. 11 out. 2017. Disponível em: <https://projetodraft.com/verbet-draft-o-que-e-sustentabilidade-digital/>. Acesso em: 08 de maio de 2018.

PATRIOTA, Patricia. Lista elege empresas de tecnologia mais verdes. Ambiental Sustentável.15 fev. 2012. Disponível em: <http://ambientalsustentavel.org/2012/lista-elege-empresas-de-tecnologia-mais-verdes/>. Acesso em: 08 de maio de 2018.

RECURSOS PARA O INFOGRÁFICO

Piktochart: Criador de Infográficos on-line. Disponível em: <https://create.piktochart.com/infographic/saved/30588135#>. Acesso em: 08 de maio de 2018.

FONTE DA IMAGEM EM DESTAQUE

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/en/laptop-ipad-organic-natural-tablet-1280536/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.