Blog
Now Reading
Oficinas no Projeto Vila Fátima
0

Oficinas no Projeto Vila Fátima

by admin3 de setembro de 2018

No mês de maio de 2018 o Projeto Poto Jovem ofereceu duas oficinas junto ao Projeto Vila Fátima.

A primeira oficina foi a 10ª Oficina de Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, que ocorreu no dia 21 de maio. Ela foi conduzida pelos extensionistas Thays Oliveira  e Tiago Moreria, alunos dos cursos de Direito e Psicologia da PUC Minas, sob a coordenação da Prof.ª Adriane Carvalho, do Departamento de Administração. Contou com a participação de 14 jovens  do Projeto Vila Fátima.

O extensionista Tiago Moreira durante a oficina

 

A oficina aborda conceitos básicos de sustentabilidade e práticas sustentáveis. Também discute o direito que os jovens têm de viverem num ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida, e o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e as futuras gerações, como consta no Estatuto da Juventude.

Durante a oficina a turma foi dividida em grupos para a realização de um quizz com perguntas relacionadas ao tema.

Depois foi utilizada a técnica do Mapa Afetivo para que os jovens apontassem os problemas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente que eles identificam na região de Justinópolis em Ribeirão das Neves.

Identificação de um problema ambiental e sua marcação no mapa por uma participante da oficina

Finalmente os jovens foram convidados a representar um problema ambiental por meio de uma escultura de dados, criada com materiais como papel, massinha, pinos coloridos etc. Além do problema, eles deviam discutir soluções para os problemas identificados.

Realização de esculturas de dados por jovens do projeto Vila Fátima

No dia 24 de maio ocorreu a 4ª Oficina de Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil. As extensionistas Thays Vieira de Oliveira, Maria Alice Vasconcelos Maia e Maria Clarice Pinto Ferreira, dos cursos de Direito da PUC Minas São Gabriel e da Praça da Liberdade,  realizaram a oficina sob a coordenação do Prof. Adalberto Arcelo, do curso de Direito da Praça da Liberdade.

Participantes da 4ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil

Inicialmente foi abordado o processo de criação do Estatuto da Juventude e os direitos e deveres que estão previstos. Depois houveram discussões e problematizações sobre a participação do jovem na sociedade e sobre o tema da intolerância. Na última parte foi realizado um leilão para que os jovens atribuíssem valores para diversos itens que em conjunto formam uma cidade e, assim, pudessem reforçar a importância dos conceitos trabalhados.

FONTE DA IMAGEM DESTACADA

Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/meios-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-sociais-pessoal-2457842/ >

CRÉDITO DAS FOTOS

Thays Vieira de Oliveira

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.