Tecnologia
Now Reading
O que é e como funciona um QR Code?
0

O que é e como funciona um QR Code?

by admin26 de novembro de 2017

24 de outubro de 2017

Alexander José Freire
Leomar Evangelista Duarte
Thiago Ruggiero
Victor Lacerda Mourthé Marques*

 

Fomos educados a conhecer sempre o código de barra – sim, aquela imagem que contém barrinhas pretas na vertical que sempre está em um produto que compramos.

Porém, existe um outro código, o QR Code que, com o passar dos tempos, está aparecendo em tudo que é eletrônico, redes sociais, comida, sites, eventos promocionais, ingressos, ou seja, parece que está tomando o lugar do velho conhecido código de barras, não? Mas, então, do que se trata esse QR Code? Como ele funciona?

O QR Code  é um código gerado em forma de imagem – como o código de barra que conhecemos – que permite armazenar valores (números, textos, imagens, sites) dentro dele. Já a opção mais antiga disponibiliza apenas o armazenamento de números e uma pequena opção de texto.

Fonte: elaborado pelos autores

Com uma leitura muito fácil, utilizada por câmeras de celular, este código torna-se bastante presente nas novas plataformas sociais, ingressos de eventos e até promoções. Para ler um código é muito simples, basta baixar em seu smartphone o aplicativo próprio para a leitura e iniciar a captação da informação.

Obs: O QR Code postado neste trabalho é livre e liberado para uso

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

BR.QR CODE GENERATOR. Crie o seu código QR gratuitamente. Disponível em: < http://br.qr-code-generator.com/ > Acesso em: 17 de out. 2017.

COELHO, Maurício. QR Code: o que é e como usar, 2017. Disponível em:< http://tecnologia.ig.com.br/dicas/2013-03-04/qr-code-o-que-e-e-como-usar.html>. Acesso em: 17 de out. 2017.

XAVIER, Fox. QR Code: entenda o que é e como funciona o código, 2014. Disponível em:<  http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/um-pequeno-guia-sobre-o-qr-code-uso-e-funcionamento.html>. Acesso em: 17 de out. 2017.

FONTE DAS IMAGENS

ICONFINDER. Disponível em: <www.iconfinder.com  >

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/c%C3%B3digo-qr-mecanismo-de-varredura-156717/>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.