Tecnologia
Now Reading
SITBus: funcionamento dos letreiros nos pontos de ônibus
0

SITBus: funcionamento dos letreiros nos pontos de ônibus

by admin10 de novembro de 2017

09 de novembro de 2017

Daniel Vasconcelos Medeiros
João Pedro da Silva
Lucas Ponciano de Souza
Lucila Machado Otoni
Nathália Alves Sena*

O pesadelo de ficar esperando por um ônibus no ponto, sem saber quanto tempo ele irá demorar, já deixou de ser um problema para os moradores de Belo Horizonte. De acordo com a BHTRANS (2008), por meio do aplicativo SiuMobile (para smartphones) ou dos painéis eletrônicos instalados dentro dos ônibus e nos pontos, os passageiros conseguem acessar o sistema SITbus que é capaz de informar o tempo de espera para a chegada do coletivo. De acordo com Nascimento (2008), sistemas similares ao SITBus já funcionam em cidades como Londres e Paris.

Ainda de acordo com a BHTRANS, os veículos possuem: um equipamento de GPS capaz de monitorá-los via satélite por meio da sua posição geográfica; e um sistema embarcado – um tipo de microcomputador que realiza tarefas predefinidas e que está fixado no painel dos veículos – responsável por registrar, processar e transmitir informações sobre a viagem. A figura 1 demonstra o fluxo de comunicação dos ônibus até o aplicativo SiuMobile e aos painéis eletrônicos. O ônibus envia as informações de GPS para o satélite, que por sua vez envia os dados para o sistema de comunicação que processa as informações e realiza o cálculo da previsão de chagada até o próximo ponto e então envia a previsão de chegada tanto para o aplicativo do celular quanto para os painéis eletrônicos em pontos de embarque e desembarque, para os painéis que ficam dentro dos ônibus, bem como os das estações, tudo realizado praticamente em tempo real com a ajuda da internet.

Figura 1: Comunicação entre o ônibus, o SiuMobile  e Painéis eletrônicos

Fonte: elaborada pelo grupo

De acordo com uma entrevista que o coordenador de Projetos Especiais da BHTRANS forneceu a VIEIRA (2008), os painéis dentro do ônibus informam para os passageiros o tempo que o ônibus gastará até a próxima parada a fim de que a pessoa se planeje. Além disso, se o passageiro precisar pegar outro coletivo ele poderá consultar essa informação no aplicativo SiuMobile.

De acordo o site oficial do aplicativo SiuMobile e o blog Computação acessível (2016), o aplicativo SiuMobile possibilita que o usuário identifique quais veículos estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, encontre no mapa as paradas atendidas pelo SIU, através do GPS, e salve suas paradas favoritas facilitando sua navegação. O aplicativo possibilita que se encontre a origem e as paradas atendidas pela linha escolhida além de identificar as paradas de acordo com os códigos dos pontos de ônibus.

Os usuários com deficiência visual podem embarcar de forma independente e segura, comunicando previamente, o desejo de embarcar ao motorista do ônibus escolhido, sendo assim uma mensagem irá aparecer no painel do veículo informando o endereço do ponto de ônibus e o nome do passageiro. Para usar o recurso é necessário comparecer ao Posto do BH Resolve e realizar o cadastro do Cartão BHBUS Benefício Inclusão, e depois acessar o menu “Pessoa com Deficiência”. O aplicativo é gratuito e encontra-se disponível para Android (v.2.1 ou posterior) e iOS (v.6.0 ou posterior). Veja algumas estatísticas sobre o uso do aplicativo.

Figura 2 – Estatísticas do aplicativo SiuMobile


Fonte: elaborado pelo grupo a partir de BHTRANS (2016), Google Play(2017), TACOM (2017) e SiuMobile (2017)

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

BHTRANS. Mudança movida a doses de tecnologia no transporte de BH. Estado de Minas, Belo Horizonte, 12 nov. 2008. Disponível em: <http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Temas/Noticias/Tecnologia%20no%20transporte%20de%20BH>. Acesso em: 28 ago.

BHTRANS. Anexo VIII. SITBUS – Sistema Inteligente de Transporte do município de Belo Horizonte. Disponível em: < http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublicodl/Temas/Onibus/gestao-transporte-onibus-2013/080320_SITBus_Anexo_VIII.pdf> Acesso em: 03 nov.

BHTRANS. SIU MOBILE: previsão de chegada dos ônibus no seu celular. 01 jul 2016. Disponível em: <http://bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Temas/Noticias/Aplicativo%20SIU%20MOBILE%20BH%20disponibiliza%20nova%20funcionalidade%20p>. Acesso em 24 out 2017.

COMPUTAÇÃO ACESSÍVEL. Aplicativo Permite se Deslocar Com Autonomia nos Ônibus de BH e Outras Três Capitais Brasileiras. 30 ago 2016. Disponível em: <https://computacaoacessivel.blogspot.com.br/> Acesso em 22 out 2017

GOOGLE PLAY. Apps. Disponível em: < https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tacom.siumobilebh&hl=pt_BR> Acesso em 24 out 2017.

NASCIMENTO, Alexandre. Painéis acabam com angústia da espera. O Tempo, Belo Horizonte, 27 dez. 2008. Disponível em: <http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Temas/Noticias/Pain%C3%A9is%20digitais%20em%20%C3%B4nibus>. Acesso em: 21 out.

SiuMobile. Início. Disponível em: <http://www.siumobile.com.br/> Acesso em 22 out 2017.

TACOM. Manual SiuMobile. Disponível em: <http://www.tacom.com.br/manuais/siumobile/SIUMobile_v1_7_0.pdf> Acesso em 24 out 2017.

VIEIRA, Marcos. Painel eletrônico indica horário de ônibus em BH. Estado de Minas, Belo Horizonte, 24 dez. 2008. Disponível em: <http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/12/24/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=93169/em_noticia_interna.shtml>. Acesso em: 28 ago.

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/%C3%B4nibus-passageiros-pessoas-assentos-1868507/>. Acesso em 10/11/2017

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.