Tecnologia
Now Reading
Educação a Distância
0

Educação a Distância

by admin7 de maio de 2015

09/04/2015

A educação à distância é caracterizada pela distância física entre o professor e o aluno, tendo o computador como intermediário. É possível fazer uma faculdade por completo, ou seja, obter um diploma de nível superior sendo o curso à distância? Quais são as vantagens e as desvantagens? Quais são as áreas disponíveis atualmente nesse tipo de ensino? Como identificar se o seu perfil é compatível com um curso EaD?

Com a evolução das tecnologias, o processo educacional passou por mudanças significativas, o que possibilitou novas formas de interação e possibilidades educativas, neste caso, um aprendizado autônomo ao seu tempo e à sua forma.

Com tendência cada vez maior de crescimento, a educação à distância vem ganhando espaço na educação superior, rompendo barreiras como o preconceito e se tornando cada vez mais aceita no mercado de trabalho, uma vez que, hoje várias pessoas já conquistam o tão sonhado diploma de nível superior pelo EaD.

O aluno de curso à distância precisa ter a consciência de que é preciso ter disciplina em relação aos estudos e uma boa organização para a realização dos mesmos. Além disso precisará ter um computador com acesso à internet para acessar o portal da instituição de ensino.

Uma das vantagens do EaD é a flexibilidade, ou seja, o próprio aluno determina o melhor momento para a realização dos estudos. Outra vantagem é o fator geográfico, já que não é necessário se deslocar para assistir as aulas.

Uma desvantagem que pode se tornar preocupante é o fato da educação à distância não possibilita a interação humana, impedindo a troca de experiências, o que proporcionaria um crescimento pessoal e profissional ao aluno. Outra desvantagem é

que como a interação entre professor e aluno não ocorre em tempo real, dúvidas podem ter um tempo alto de resposta pelo professor, o que no ensino presencial acontece espontaneamente.

Sobre as áreas disponíveis, os cursos em EaD abrangem desde a EJA (Educação de Jovens e Adultos, antigo supletivo) à especialização, mestrado e doutorado. Cada vez mais o EaD abrange novas áreas de atuação como: áreas humanas, sociais, exatas, tecnológica, ensino corporativo entre outras. Quer descobrir se o seu perfil é adequado para um curso EaD? Faça já o teste em: http://www.ead.com.br/ead/testes/perfil-para-ead/.

Grupo responsável: Érika Maria Machado, Letícia Nascimento, Luís Cláudio Freire da Silva, Maicon Abreu, Marcelo Rocha e Robson Henrique Piere Oliveira 

REFERÊNCIAS

LLANARI. Ensino à Distância: Vantagens e Desvantagens. Acesso em 08 abr. 2015. Disponível em: Link  

SIMÕES , Deniele. Em alta no Brasil, EAD exige mais dedicação do aluno. Acesso em 08 abr. 2015. Disponível em: Link  

Vantagens e Desvantagens do Ensino à Distância. Acesso em 08 abr. 2015. Disponível em: Link

FONTE DA IMAGEM

A figura foi criada pelo grupo a partir de imagens disponíveis em:

http://th09.deviantart.net/fs71/200H/f/2012/079/d/d/gestures001_by_psdcoversd4tfwll.jpg, acesso em 08/04/2015.

http://th05.deviantart.net/fs71/200H/i/2011/347/f/a/bg_living_room_by_eirian_stcck-d4izd21.jpg, acesso em 08/04/2015.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin