Gestão
Now Reading
Quais contas posso abrir em um banco comercial?
0

Quais contas posso abrir em um banco comercial?

by admin4 de novembro de 2015

Por Andressa Rosembergue

Temos  quatro principais tipos de contas que podemos abrir em um banco comercial:

  • Conta corrente: conta na qual você pode retirar (sacar), depositar, transferir e receber dinheiro. A conta corrente possui tarifas bancarias, ou seja, o banco cobra um valor todo mês para que você use a conta. Com esta conta, você pode ter um cartão de credito, debito e cheque. Para abri-la é necessário o comprovante de endereço, comprovante de renda (algum documento que mostre o seu salário), identidade e CPF¹.
  • Conta poupança: É uma conta na qual você guarda seu dinheiro que sobra no fim do mês. A poupança rende juros ao longo do tempo, ou seja, você guarda seu dinheiro e recebe um pouco a mais do que guardou após um prazo determinado.  Possui algumas tarifas em casos específicos, para saber mais, consulte um gerente bancário.  Para abri-la é necessário o comprovante de endereço, identidade e CPF. A taxa de rendimento da poupança varia, para saber mais, pergunte a um gerente.
  • Conta Universitária: Para quem está cursando no ensino superior ou pós-graduação. Possui as mesmas características da conta corrente, mas em alguns bancos, não possui tarifas. Para abri-la é necessário o comprovante de endereço, comprovante de matrícula do seu curso, identidade e CPF.
  • Conta Salário: só posso ser aberta quando você está empregado. A empresa em que você trabalha emite uma carta que deve ser apresentada ao banco conveniado para a abertura da conta. Não possui tarifas e serve apenas para receber o salário. Não aceita transferências e depósitos de outras pessoas, apenas da empresa na qual você trabalha.

Ao entrar num banco, esteja pronto para conhecer os produtos que os funcionários irão te oferecer (capitalização, previdência provada, empréstimos, cheque especial etc.). Não assine nada sem antes ler. Não aceite ofertas de produtos feitas pelos gerentes dos bancos sem antes consultar alguém que entenda do assunto. Aceite apenas o que for interessante para seu bolso afinal cada tipo de produto se adapta a uma realidade financeira.

¹ Cadastro de Pessoas Físicas ou CPF é o cadastro da Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios no Brasil). O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal. Para emitir seu CPF você pode comparecer a uma agência dos bancos do Brasil ou Caixa Econômica Federal, ou nas agências dos Correios ou emitir pela internet.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin