Tecnologia
Now Reading
Educação a distância: uma expansão inevitável
0

Educação a distância: uma expansão inevitável

by admin16 de abril de 2015

22/11/2014

A Educação a Distância (EaD) é considera hoje um dos pilares do ensino, por ter como finalidade o alcance de diversas pessoas. Podemos dizer que essa modalidade virou um dos grandes sinônimos de inclusão social. Nesse sentido o avanço que ensino a distância está trazendo para a sociedade é benéfica, pois conta com materiais didáticos de qualidade, com método dinâmico para prender o aluno, entre muitos outros.

Com essa perspectiva, podemos notar, que diversos conteúdos estão sendo abordados nos mais variados cursos on-line disponíveis na internet. Um bom exemplo deste caso é o artigo “Aprenda a usar o Word e o Excel através de um ambiente de ensino à distância” publicado anteriormente, na qual é indicado os cursos Word e Excel, ferramentas que são bastante utilizadas em nosso dia-a-dia.

Para se ter uma ideia da dimensão de como o EaD está em expansão no Brasil, em 2008 foi publicado pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD) um levantamento de que em 2007 cerca de 2,5 milhões de brasileiros realizaram alguma atividade a distância, ou seja, um a cada 73 brasileiros estão fazendo algum curso a distância.

Outra pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) mostra que no ano de 2013 foram ofertados 1.772 cursos a distância regulamentados e 5.754 cursos livres.Os cursos regulamentados são divididos em: EJA (ensino fundamental e médio) com 5% do total de cursos ofertados, 8% são de cursos técnicos profissionalizantes, 3% para tecnólogos, graduação com 28% e pós-graduação tem 56% das ofertas.

Os cursos livres são divididos nas seguintes áreas de atividade: Educacional que teve 45,57% cursos ofertados, industrial com 12,51%, comercial com 2,45%, transporte com 0,62%, saúde com 6,74%, agricultura com 1,22%, informática com 8,2%, e em outros cursos ou não informados somam um total de 22,7%.

Essa mesma instituição apurou que me 2013 foram realizadas 692.279 mil matrículas em cursos regulamentados, sendo: 1% na região Norte; 6% na região Nordeste; 3% na região Centro-Oeste; 45% na região Sudeste; e 45% na região Sul do Brasil. Nos cursos livres houve mais de 1,5 milhão de matrículas.

A procura por cursos regulamentados é bem maior na faixa etária entre 31 a 40 anos, já para os cursos livres a faixa etária e para pessoas menores de 20 anos. Ou seja, os cursos livres são uma boa opção para quem está começando a vida profissional.Outro dado relevante divulgado pelo Censo da ABED é a predominância das mulheres em cursos a distância na qual representa mais de 56% do total.

Com esse analise divulgada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), podemos notar que a educação a distância está em expansão no Brasil e esses números só tem a crescer, visto que mais instituições estão aderindo ao projeto EaD, e que a procura por essa modalidade está crescendo cada vez mais.

Grupo responsável: Ana Carolina Alves Miranda, André Luis da Silva Gabriel, Cristina Godinho Rocha, Diogo Marcos de Oliveira, Marlon Pinheiro Dias Cabral, Paulo Henrique Basílio Andrade

REFERÊNCIAS

ANUÁRIO BRASILEIRO ESTATÍSTICO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA.   Disponível em: Link 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2013. Curutiba: Ibpex, 2014. Disponível em: Link 

FONTE DA IMAGEM

FREEPIK. Disponível em:< http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/relacoes-publicas>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin