Tecnologia
Now Reading
Internet das coisas: o mundo onde os objetos ganham vida
0

Internet das coisas: o mundo onde os objetos ganham vida

by admin10 de novembro de 2015

26/09/2015

E se a geladeira da sua casa percebesse a falta de um item, realizasse uma busca pelo menor preço da região e enviasse ao seu smartphone a solicitação de compra? E se o seu carro te avisasse o momento de realizar a troca de peças e só pudesse ser ligado por você ou com sua autorização?

Apesar de parecerem cenas de um filme do futuro, toda essa tecnologia já existe e faz parte de um conceito chamado internet das coisas. A internet das coisas ou IoT é o nome dado à possibilidade de conectar objetos utilizados no dia a dia à rede mundial de computadores.

De forma transparente essa tecnologia está sendo inserida no nosso cotidiano. Atualmente vários são os objetos conectados à internet, como óculos, elevadores e geladeiras. Grande parte das TVS vendidas nos últimos anos se conecta a internet e se comunica com o smartphone, possibilitando a troca de conteúdo e o controle da TV pelo celular. A Brastemp está lançando um fogão, que permite a pesquisa de receitas e controla o tempo de permanência do alimento no fogo. A Ford e a Intel firmaram uma parceria e estão desenvolvendo um sistema automotivo que realiza o reconhecimento facial do motorista. Caso este não esteja autorizado, o carro envia uma foto para o dono do veículo evitando furtos.

É fato que todo desenvolvimento tecnológico serve para melhorar a nossa qualidade de vida e com a internet das coisas, não seria diferente. Porém existem algumas limitações, como a segurança. Ao conectar os objetos à internet eles adquirem funções e tornam-se vulneráveis a ataques. Essa combinação na mão de pessoas mal intencionadas pode causar danos incalculáveis.

Para que essa tecnologia ganhe força e auxilie na realização de tarefas no dia a dia, devemos avaliar as vantagens e desvantagens de dar autonomia aos objetos e encontrarmos o ponto de equilíbrio entre a qualidade de vida e o potencial risco a nossa segurança.

Grupo responsável: Amanda Karine, Débora Cristine, Guiliane Gomes, Nathália Cristina, Rayanne Lana

 

REFERÊNCIAS

Lira, DAVI. Internet das Coisas, 24 dez 2013. Disponível em: < http://porvir.org/wiki/internet-das-coisas/ > Acesso em 20 set 2015.

LUZ, M; HUMENHUK L. A Internet das Coisas – Fundamentos de IoT (Vídeo), 27 ago 2015. Disponível em: <https://www.microsoftvirtualacademy.com/pt-br/training-courses/a-internet-das-coisas-fundamentos-de-iot-12622?l=WWM1gVZSB_9505192806>. Acesso em 23 set 2015.

FONTE DA IMAGEM

Pixabay

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin