Tecnologia
Now Reading
A Internet das Coisas nas casas
0

A Internet das Coisas nas casas

by admin30 de dezembro de 2018

30/11/2018

Alan Fagner Nunes
Braulley Junio Lino Souza
Marlom Klismann Ferreira Valério
Patrick Sorrentino Reis
Warley Costa Bonanno Carvalho*

Que tal ter uma casa conectada à internet, capaz de prever quando a comida vai acabar, com uma iluminação automática e eletrodomésticos inteligentes? Há algumas décadas atrás tudo isso podia parecer impossível, mas com a chegada da Internet das Coisas (ou IoT – Internet of Things, em inglês), já podemos ver alguns equipamentos capazes de tornar nossa rotina mais simples e prática.

Internet das Coisas é um nome dado a nova fase da internet e da revolução tecnológica, onde bilhões de “coisas” do nosso dia a dia processam informações e se conectam a internet promovendo a comunicação entre o usuário e os dispositivos (SANTOS et al., 2016).

Com a casa estando integrada, diversos equipamentos podem conversar entre si, permitindo que a realização de atividades comuns sejam feitas. Como por exemplo:

      • Controle de acesso por biometria: pode-se dizer adeus àquelas dores de cabeça quando esquecemos as chaves em algum lugar, pois este meio dispensa o uso de chaves, além de oferecer bastante segurança.
      • Eletrodomésticos inteligentes: com estes dispositivos temos a possibilidade de programar várias ações e eles farão tudo automaticamente. Assim podemos acionar o forno pelo smartphone ou até mesmo receber avisos da geladeira de alimentos que estão vencendo.
      • Sistemas de controle de temperatura: Essa função é importante para os dias de verão, pois quando estivermos a caminho de casa, o ar condicionado será acionado automaticamente para que a temperatura fique mais agradável

Essas são apenas algumas funcionalidades que uma casa inteligente pode ter. Esta é uma área que está em constante evolução criando em todos nós uma expectativa em saber o que o futuro nos reserva. Confira o infográfico para conhecer os motivos que nos levam a ter uma casa inteligente!

Fonte: infográfico elaborado pelo grupo

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIA

SANTOS, Bruno et al. Internet das Coisas: da Teoria à Prática. Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: <https://homepages.dcc.ufmg.br/~mmvieira/cc/papers/internet-das-coisas.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2018.

CRÉDITO DA IMAGEM DESTACADA

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/casa-inteligente-casa-tecnologia-3653454/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.