Blog
Now Reading
7ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação social e política e Representação Juvenil
0

7ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação social e política e Representação Juvenil

by Extensionista29 de novembro de 2018

06/11/18

Alice Alves

O Projeto Ponto Jovem participou do XIII Seminário de Extensão da PUC Minas, no dia 20 de setembro de 2018, com a oferta da 7° Oficina de Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil.

Ela foi coordenada pelo Professor Adalberto e executada pelas extensionistas e estudantes de Direito da PUC Minas Praça da Liberdade: Maria Clarice Pinto Ferreira , Thays Vieira de Oliveira e Vitória Machado Miranda. A oficina também contou com a presença das Professoras Adriane Carvalho e Lívia Brandão.

Jovens da Cruz Vermelha Brasileira e do Sistema Salesiano

O público-alvo da oficina foi jovens aprendizes da Cruz Vermelha Brasileira e do Sistema Salesiano que trabalham na PUC Minas. No início foi apresentado o Projeto Ponto Jovem, suas redes sociais e seus objetivos. Logo após, foi abordado o Estatuto da Juventude e sua tramitação no Congresso Nacional, levando em conta os seus inúmeros arquivamentos, e problematizando seus temas abordados.

Depois de abordar os conceitos tratados no estatuto foi proposta a primeira dinâmica que consiste em fazer com que os jovens se posicionassem sobre determinada pergunta ou tema. E para isso, foi colocado dentro de uma caixinha perguntas como: “o que é cidadania?”, “de que forma o jovem pode ser representado?”, “o mais desmotiva o jovem a exigir seus direitos?”, entre outros. Essa dinâmica foi baseada no jogo “batata quente”.

A oficina contou com várias dinâmicas em que os jovens puderam refletir sobre seus direitos

Na segunda dinâmica os participantes, escreveram em um papel o que achavam sobre a participação política, o que aprenderam na oficina e o que pensavam sobre a intolerância de pensamento. Depois cada um falou o que escreveu e foi formada uma roda de conversa para ser discutido os temas sociais que foram levantados.

A terceira dinâmica constitui em expor os problemas que a bolha social trás. Houve uma breve discussão sobre: o que é a bolha social? Os problemas de estar dento de uma “bolha”, e os reflexos que esse problema apresenta na representação juvenil. Para expor esses problemas e eternizá-los, foi proposta a dinâmica do balão.

Cada um apresentou um problema que a bolha social traz e escreveu em papel que logo após foi introduzido no balão. Essa dinâmica tem o objetivo de fazer uma analogia do balão representando á bolha, e após estourar o balão com os papéis escritos pelos jovens, expormos de forma concreta os efeitos da bolha e problematizamos o quão somos intolerantes ao estar dentro dela.

Créditos das fotos

Professores do Projeto Ponto Jovem

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Extensionista

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.