Tecnologia
Now Reading
Chatbot: o que são e onde são utilizados
0

Chatbot: o que são e onde são utilizados

by admin23 de novembro de 2017

13 de novembro de 2017

Igor Octaviano Ribeiro Rezende
Gabriel Silas do Carmo
Pedro Augusto Duarte de Almeida
Vinicius de Pinho Miranda*

O que são chatbots? Porque eles são uma grande oportunidade? Como eles funcionam? Como posso construir um? Essas são questões que vamos responder para você.

O que é um Chatbot?

Um chatbot é um serviço alimentado por regras e, às vezes, inteligência artificial, no qual você interage com uma interface de bate-papo. O serviço pode ser direcionado para uma série de coisas, desde assuntos de trabalho até para diversão, e pode ser encontrado em qualquer produto de bate-papo utilizado atualmente, como Facebook Messenger, Slack, Telegram, mensagens de texto etc.

Fonte: elaborado pelos autores

Muitas empresas já possuem sistemas de telefone.  Esses sistemas até que funcionam, mas acontece que, a maioria dos usuários ficam mal-humorados utilizando-os. Sistemas de resposta baseadas em texto são muito mais fáceis e rápidos e é isso o esperado com as interações de bot.

Se você ainda não entendeu muito bem, não se preocupe. Temos um exemplo para  ajudar a visualizar um chatbot.

Se você quiser comprar um sapato de uma loja online, você vai para o website deles, navega pelo site até encontrar o sapato que  estava procurando e, só então, você efetua a compra. Se a loja fizesse um bot,  você simplesmente seria capaz de mandar uma mensagem para a loja através do Facebook. O Chatbot iria lhe perguntar o que você está procurando e você, simplesmente, iria respondê-lo. Ao contrário de ficar navegando site, você teria uma conversa com o bot do Netshoes, imitando a experiência que você teria se fosse a uma loja física.

Comprar sapatos não é um único contexto que os chatbots podem ser utilizados. Aqui estão outros exemplos de uso:

  • Bot do clima: informa sobre o clima e previsões atuais toda vez que o pedir.
  • Bot de compras: Ajuda a fazer as suas compras, como tomar decisões sobre produtos.
  • Bot de notícias: Você o pede para lhe dizer sempre quando alguma coisa interessante acontece.
  • Bot de conselhos: Você iria dizer seus problemas e ele te ajudaria a pensar em soluções.
  • Bot de finanças pessoais: Ajuda a gerenciar seu dinheiro.
  • Bot de agendamento: Te ajuda a marcar uma reunião com alguém através do seu Facebook.
  • Bot amigo: Na China tem um bot chamado Xiaoice, desenvolvido pela Microsoft, que tem mais de 20 milhões de usuários.

Está vendo? Com o uso dos bots, as possibilidades são infinitas. Você pode construir qualquer coisa que imaginar, e eu o encorajo a tentar construir algo com eles!

Como eles funcionam

Existem dois tipos de chatbots, um funciona baseado em uma série de regras e o outro mais avançado que utiliza o conceito de aprendizagem de máquina. O que isso quer dizer?

Chatbot  baseado em regras:

  • Esse bot é bem limitado e só pode responder a comandos bem específicos. Se você dizer a coisa errada, ele não vai entender o que você quis dizer.
  • Esse bot é inteligente até o quanto foi programado para ser.

Chatbot que utilizam aprendizagem de máquina:

Esse bot tem um cérebro artificial (inteligência artificial). Você não tem que ser ridiculamente específico quando estiver conversando com ele. Ele entende linguagens, muito além de simples comandos. De uma maneira bem simplificada isso significa que uma máquina,  ao receber uma série de informações,  vai criando pontes e replicando a informação. Erra muito, mas vai ajustando sempre, como uma criança que aprende a falar com os pais. Esse bot vai ficando cada vez mais inteligente, pois ele vai aprendendo com as conversas que ele tiver com as pessoas.

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

GOMES, Carolina. Chatbot: Entenda tudo sobre o assunto. 20 fev., 2017. Disponível em: <http://blog.simply.com.br/chatbot> Acesso em: 22 out. 2017.

PRESS, Gil. AI By The Numbers: 33 Facts And Forecasts About Chatbots And Voice Assistants. 15 mai,. 2017. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/gilpress/2017/05/15/ai-by-the-numbers-33-facts-and-forecasts-about-chatbots-and-voice-assistants/#2f31a4e17731> Acesso em: 22 out. 2017.

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Chatbot. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Chatterbot&oldid=50417482>. Acesso em: 22 out. 2017

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/intelig%C3%AAncia-artificial-698122/>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.