Tecnologia
Now Reading
Realidade Virtual
0

Realidade Virtual

by admin18 de fevereiro de 2016

22/09/2015

O que é realidade virtual? Como funciona? Como posso usar a realidade virtual? Se você tem vontade de saber a respostas a essas perguntas então, com certeza, já é um entusiasta dessa tecnologia. Realidade virtual é um termo criado em 1980, que significa juntar o real com o fictício, ou seja, “o uso de alta tecnologia para convencer o usuário de que ele está em outra realidade, promovendo completamente o seu envolvimento.” Em outras palavras, realidade virtual seria jogar o seu eu em um mundo 100% virtual.

Existem diferentes formas de entrar no mundo da realidade virtual. Uma delas – e talvez a mais conhecida – é a Realidade Virtual em Segunda Pessoa, que consiste em projetar uma imagem de si mesmo em um computador e controla-la. Vários jogos de estilo RPG (Role Playing Game), utilizam-se desse tipo de conceito para entreter o jogador. Basicamente você cria um personagem fictício em um mundo fictício e o controla e personifica da forma que achar melhor.

Existe também o Sistema de Telepresença: uma forma de imersão em que os jogos digitais utilizam com frequência. Trata-se de induzir a pessoa à realidade virtual através de sons e imagens, o que dá a pessoa a sensação de estar num mundo virtual. O Óculos Rift foi um dispositivo inventado por Palmer Luckey, em 2013, que tinha como objetivo essas funções. Na figura vocês veem outro uso para realidade virtual: o treinamento de soldados.

Grupo responsável: César Magalhães, Fabrício Sandes, Jéssica Ayeska, Leandro Mateus, Leandro Vinícius.

 

REFERÊNCIAS

BRAGA, Mariluci. Realidade Virtual e Educação. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Paraíba, v. 1, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/500/50010104.pdf  . Acesso: 20 de setembro de 2015.

PRÉ-SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL, 4., 2004. São Paulo, SP. Anais… São Paulo, J. Editora Mania de Livro, 2004. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2011_svrps.pdf Acesso: 21 de setembro de 2015.

FONTE DA IMAGEM

WIKIPÉDIA. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Virtual_environment?uselang=pt-br#/media/File:Virtual_battlefield_simulations_provide_training_for_less_money_140818-A-ET795-099.jpg

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin