Blog
Now Reading
Oficinas no Projeto Vila Fátima no segundo semestre de 2018
0

Oficinas no Projeto Vila Fátima no segundo semestre de 2018

by admin6 de agosto de 2019

Entre os dias 22 e 25 de outubro de 2018 o projeto Ponto Jovem ofereceu quatro oficinas junto ao projeto de extensão Vila Fátima em Justinópolis, Ribeirão das Neves.

No dia 22 de outubro ocorreu a 13ª Oficina de Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente coordenada pela prof.ª Adriane Carvalho, do curso de Administração da PUC Minas Praça da Liberdade, e realizada pelas extensionistas Tiago Silva Miranda Moreira, Poliana Henrique de Lima e Clara Oliveira Gomes de Souza, respectivamente alunos dos cursos de Psicologia da PUC Minas São Gabriel,  Administração da PUC Minas Coração Eucarístico e Direito da PUC Minas Praça da Liberdade.

O tema foi discutido enfocando os impactos e benefícios da sustentabilidade para a sociedade com o intuito de conscientizar os jovens. A primeira dinâmica trabalhou com o conceito de mapa afetivo.

Utilizando um mapa da região os jovens deveriam apontar os reais problemas existentes no município e, em seguida,  os problemas levantados eram distribuídos em grupos para que esses  discutissem e o representassem de forma criativa. Nos cartazes foram retratados problemas como o esgoto a céu aberto, praças sem manutenção e sujas, buracos nas ruas e lixo nas áreas florestadas. A oficina contou com a presença de 19 jovens.

No dia 23 de outubro foi oferecida a 15ª Oficina de Hábitos de Estudo, coordenada pela Prof.ª Adriane Carvalho e conduzida pelos extensionistas Tiago Silva Miranda Moreira e Poliana Henrique de Lima.

O extensionista Tiago e jovens do projeto Vila Fátima

A oficina apresentou a técnica de estudo de elaboração de esquemas.  Ao se aproximar do final da oficina foi realizada uma autoavaliação que conferia as áreas e competências que os jovens necessitavam desenvolver, como, por exemplo, as técnicas de leitura e os hábitos de concentração. Participaram 15 jovens.

 

 

Entre os dias 24 e 25 de outubro ocorreram as oficinas coordenadas pelo Prof. Adabelto Arcelo, do curso de Direito da PUC Minas Praça da Liberdade.

No dia 24 de outubro ocorreu a 3ª Oficina de Oficina de Direito à Diversidade e à Igualdade conduzida pelas extensionistas Maria Clarice Pinto Ferreira, Clara Oliveira Gomes de Souza e Vitória Machado Miranda, alunas do curso de Direito da PUC Minas Praça da Liberdade. Inicialmente, de uma forma lúdica, buscou-se mostrar a importância do tema e verificar a sua presença no dia-a-dia dos jovens. A segunda dinâmica trabalhou com a diversidade regional – sotaque, culinária, vestimentas etc – presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.  Onze jovens participaram das atividades.

Extensionistas Vitória e Maria Clarice com os jovens do projeto Vila Fátima

Extensionista Clara com os jovens do projeto Vila Fátima

A 8ª Oficina de Direito à cidadania, participação social e política e representação juvenil ocorreu no dia 25 de outubro.  Teve à frente as extensionistas Maria Clarice Pinto Ferreira, Sofia Monteiro Delveaux Silva e Vitória Machado Miranda, alunas do curso de Direito da PUC Minas Praça da Liberdade. Participaram da oficina 24 jovens.

Foram exibidos vídeos e discutidos temas relacionados à política e à bolha social na qual vivemos.

Após a parte teórica, ocorreu uma dinâmica na qual passava-se uma caixa com questões sobre política e participação do jovem. Quando a caixinha parasse, o jovem deveria responder uma pergunta dela, mas todos podiam comentar. As questões levantadas foram: o que era cidadania e sua importância, o que é democracia, quais são as dificuldades que os jovens enfrentam que limitam sua participação na política e se a escola contribui para a formação do jovem na vida política.

Extensionista Sofia e jovens do projeto Vila Fátima

Com essas oficinas encerramos a nossa participação junto ao projeto Vila Fátima em 2018!!!

Veja a notícia  no informativo da PUC Minas São Gabriel.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.