Tecnologia
Now Reading
Programas de Inclusão Digital
0

Programas de Inclusão Digital

by admin5 de junho de 2015

16/04/2015

A inclusão digital nada mais é que a democratização das tecnologias, ou seja, tornar a tecnologia da informação acessível para todas as pessoas. Mas isso não tem a ver com apenas ensinar informática para as pessoas ou dar acesso a computadores. O objetivo maior da inclusão é facilitar a vida de quem tem esse acesso, dando mais comodidade e, consequentemente, ganhando tempo ao realizar de forma mais rápida as tarefas.

Hoje quase tudo é feito com o uso de computador, por exemplo: compras, pagamentos, declaração de imposto de renda, entretenimento, etc.

O governo federal vem tentando investir em subsídios para melhorar o acesso de pessoas de baixa renda a essas tecnologias de informação. Uma das formas foi o projeto “Computador para todos”, criado em 2005, no qual o governo federal ajuda abaixando o preço de custo na compra de computadores e acesso à internet para pessoas das classes menos favorecidas.

Existem vários tipos de programas que visam melhorar o acesso à tecnologia. Um programa que é bastante interessante é o “Inclusão digital da juventude rural”, que apoia a capacitação de jovens de áreas rurais de todo o país no uso das tecnologias da informação e comunicação.

A PUC Minas possui um projeto chamado de “Projeto Beira Linha” que visa despertar e fortalecer as potencialidades humanas de adolescentes e jovens da comunidade em torno da universidade. Esse projeto oferece cursos de informática, manutenção de computadores, criação de jogos digitais.

Dentre muitas ações para inclusão digital em Belo Horizonte, há um programa denominado Programa BH Digital, oferecido pela prefeitura por meio da PRODABEL (Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte S/A). O programa foi criado, em 2005, com o intuito de buscar parcerias para ampliar o número dos centros públicos de inclusão digital. Atualmente, todas as escolas públicas da rede de ensino da prefeitura possuem laboratórios de informática em pleno funcionamento.

Todos sabemos da importância da inclusão digital para o crescimento do país, pois, integrando a população e dando mais informação a essas pessoas fazemos com que a vida de cada um melhore de várias formas, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Hoje todos dependemos da tecnologia, então quem está de fora está praticamente “excluído” da sociedade.

Enfim, através da parceria entre órgãos públicos, empresas privadas, ONG’s, grupos religiosos e sociedade, conseguiremos reduzir o número de pessoas excluídas digitalmente e  consequentemente, socialmente já que as relações sociais atuais se dão muito através do mundo virtual.

Grupo responsável: Camila Izabel Soares Fonseca, Gustavo Pereira Silva Amâncio, Guilherme Bento Marques, Marcone Marcelino Almeida, Marcus Vinícius Santiago de Almeida, Matheus Lopes Madureira Martins.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Governo Federal. Inclusão Digital. Brazília: Projetos, 2015. Disponível em: <http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/inclusao-digital>. Acesso em 16 Abril. 2015.

BRASIL. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pastoral PUC Minas. Belo Horizonte: Projeto Beira Linha, 2015. Disponível em: <http://www.saogabriel.pucminas.br/beiralinha/>. Acesso em 16 Abril. 2015.

BRASIL. Wikidot. Caminhos para Inclusão Digital. Belo Horizonte, 2015. Disponível em <http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/>. Acesso em 16 Abril. 2015.

BRASIL. Prefeitura de Belo Horizonte. Inclusão Digital. Belo Horizonte: Prodabel, 2015. Disponível em <http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=prodabel&lang=pt_BR&pg=5583&tax=9122>. Acesso em 16 Abril. 2015.

FONTE DA IMAGEM

Freeimages

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin