Tecnologia
Now Reading
Dicas de Segurança da Informação
0

Dicas de Segurança da Informação

by admin18 de maio de 2015
Fonte da Imagem: http://fotospublicas.com/quase-metade-dos-domicilios-brasileiros-tem-computador-mostra-pnad/

Fonte da Imagem: http://fotospublicas.com/quase-metade-dos-domicilios-brasileiros-tem-computador-mostra-pnad/

 

Todos nós já sabemos, ou deveríamos saber, que a segurança e privacidade das informações são coisas sérias. Informações abertas para desconhecidos, senhas fáceis de serem descobertas, podem ser um problema para a sua segurança. Mas, você sabe como se proteger neste mundo cada vez mais conectado e sem privacidade? Iremos apresentar algumas dicas de segurança da informação.

O que é segurança da informação?

Segurança da informação é a proteção de um conjunto de dados para manutenção de seu valor, garantia da autenticidade, integridade, confidencialidade e disponibilidade desses dados, seja para um indivíduo ou uma organização.

Os sistemas de informação, em sua grande maioria, são desenvolvidos com essas características de controle de acesso / privacidade e auditoria, mas nem sempre a segurança depende apenas dos sistemas, mas também dos usuários. Vejam algumas dicas de segurança:

● Que tipo de senhas devem ser evitadas?

Evite senhas muito fáceis, contendo, por exemplo, o próprio nome do usuário ou identificador de acesso (ID), mesmo que fora de ordem; nome de membros de sua família ou de amigos íntimos, de pessoas ou lugares em geral; nome do sistema operacional ou da máquina que está sendo utilizada; datas; números de telefone, de cartão de crédito, de documentos pessoais; placas ou marcas de carro; palavras conhecidas; letras ou números repetidos ou em sequência no teclado do computador; objetos ou locais que podem ser vistos a partir da mesa do usuário; senhas muito pequenas. Isso porque existem softwares capazes de identificá-las.

● Como escolher uma boa senha?

O ideal é que as senhas contenham letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos embaralhados, possuindo mais de seis caracteres e que não seja facilmente adivinhada por outra pessoa. Prefira senha de fácil memorização, para que não seja necessário anotá-la e que possa ser digitada rapidamente, dificultando que outras pessoas possam identificá-las. Evite, também, utilizar a mesma senha para vários sistemas e considere trocar sua senha com frequência.

● Quais outros cuidados a serem tomados?

Verifique sempre a veracidade de links em e-mails, redes sociais e mensagens. Segundo Phelps (2012), basta você para a seta do mouse sobre o link, sem clicar, verá no rodapé da janela do navegador o endereço real para onde ele

aponta. Desta maneira, verifique sempre a origem de arquivos para downloads conhecendo um pouco sobre o site em que irá fazer o donwload.

Mantenha softwares sempre atualizados e evite acessar rede Wi-Fi pública.

Diante desses simples cuidados pode-se garantir um mínimo de segurança nesses ambientes virtuais tão acessados.

Grupo Responsável: Aline Peneda, Antonio Eduardo Costa, Giovanni Rocha, Pathy Lopes

REFERÊNCIAS

BRASIL.Tribunal de Contas da União. Boas práticas em segurança da informação / Tribunal de contas da União, 2ª ed., Brasília: TCU Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação, 2007. Acesso em 01 de Abril de 2015. Disponível em: Link.

PHELPS, Justin. PCWORD USA. Descubra se um link é seguro antes de clicá-lo, 2012. Acesso em 16 de Maio de 2015. Disponível em: Link . 

RORATTO, Rodrigo; DIAS, Evandro D. Segurança da Informação de produção e operações: um estudo sobre trilhas de auditoria em sistemas de banco de dados, 2010. Aceso em 01 de Abril de 2015. Disponível em: Link 

Segurança na Internet 2012. Acesso em 09 de Abril de 2015. Disponível em: Link 

FONTE DA IMAGEM

Fotospublicas.com . Disponível em <http://fotospublicas.com/quase-metade-dos-domicilios-brasileiros-tem-computador-mostra-pnad/>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin