Oficina de Cidadania no Projeto Vila Fátima
No dia 29 de agosto de 2016 o projeto Ponto Jovem esteve no Projeto Vila Fátima dentro da programação da VIII Semana de Ciência, Arte e Política – SCAP – da PUC Minas São Gabriel. O tema da SCAP foi “Podemos viver juntos” , o qual propõe uma discussão sobre a política, a comunicação, a pluralidade, a diversidade e as formas entremeadas de estar no mundo.
Nesse contexto o projeto ofereceu a oficina de “Cidadania: direitos da juventude”, que abordou a sustentabilidade e sua vinculação com o direito à sustentabilidade e ao meio ambiente previsto no Estatuto da Juventude.
A oferta fez parte da SCAP Lá& Cá e ocorreu em parceria com o Projeto de Extensão “Vila Fátima: projeto de intervenção social”. As atividades foram realizadas na Casa de Retiro Vila Fátima em Justinópolis – Ribeirão das Neves.
Equipe do projeto que conduziu a oficina: a Prof.ª Lívia, a extensionista Tasmane, a Prof.ª Adriane e a extensionista Maria.
As atividades da oficina foram conduzidas pelas professoras Adriane Carvalho e Lívia Brandão e pelos extensionistas Maria Aparecida Lima e Tasmane da Silva, alunas do curso de Administração da PUC Minas São Gabriel, e contaram com a participação de 10 jovens entre 15 e 17 anos. Durante a oficina foi discutido o tema da sustentabilidade e do meio ambiente.
Apresentação da extensionista Maria
Apresentação da extensionista Tasmane
Depois os jovens foram convidados a jogar o jogo da sustentabilidade, desenvolvido pelo projeto, que aborda os direitos ligados a esse tema.
Cena do jogo sobre o direito à sustentabilidade e ao meio ambiente
Posteriormente foi ensinada a técnica de visualização de dados conhecida como “escultura de dados” que utiliza materiais simples como pinos, massinhas, papel, dentre outros.
Materiais utilizados na escultura de dados
Então os jovens, em grupo, elaboraram respostas à indagação: o que os jovens podem fazer em relação à questão da sustentabilidade? Veja uma dos trabalhos.
Um dos trabalhos realizados pelos jovens que participaram da oficina