Blog
Now Reading
Oficina de Cidadania no Projeto Vila Fátima
0

Oficina de Cidadania no Projeto Vila Fátima

by admin10 de setembro de 2016

No dia 29 de agosto de 2016 o projeto Ponto Jovem esteve no Projeto Vila Fátima dentro da programação da VIII Semana de Ciência, Arte e Política – SCAP – da PUC Minas São Gabriel. O tema da SCAP foi “Podemos viver juntos” , o qual propõe uma discussão sobre a política, a comunicação, a pluralidade, a diversidade e as formas entremeadas de estar no mundo.

Nesse contexto o projeto ofereceu a oficina de “Cidadania: direitos da juventude”, que abordou a sustentabilidade e sua vinculação com o direito à sustentabilidade e ao meio ambiente previsto no Estatuto da Juventude.

A oferta fez parte da SCAP Lá& Cá e ocorreu em parceria com o Projeto de Extensão “Vila Fátima: projeto de intervenção social”. As atividades  foram realizadas na Casa de Retiro Vila Fátima em Justinópolis – Ribeirão das Neves.

scap-01

Equipe do projeto que conduziu a oficina: a Prof.ª Lívia, a extensionista Tasmane, a Prof.ª  Adriane e a extensionista Maria.

As atividades da oficina foram conduzidas pelas professoras Adriane Carvalho e Lívia Brandão e pelos extensionistas Maria Aparecida Lima e Tasmane da Silva, alunas do curso de Administração da PUC Minas São Gabriel,  e contaram com a participação de 10 jovens entre 15 e 17 anos. Durante a oficina foi discutido o tema da sustentabilidade e do meio ambiente.

scap-03

Apresentação da extensionista Maria

scap-02

                              Apresentação da extensionista Tasmane

Depois os jovens foram convidados a jogar o jogo da sustentabilidade, desenvolvido pelo projeto, que aborda os direitos ligados a esse tema.

jogo-sustentabilidade

   Cena do jogo sobre o direito à sustentabilidade e ao meio ambiente

Posteriormente foi ensinada a técnica de visualização de dados conhecida como “escultura de dados” que utiliza materiais simples como pinos, massinhas, papel, dentre outros.

scap-05

Materiais utilizados na escultura de dados

Então os jovens, em grupo, elaboraram respostas à indagação: o que os jovens podem fazer em relação à questão da sustentabilidade? Veja uma dos trabalhos.

scap-04

Um dos trabalhos realizados pelos jovens que participaram da oficina

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin