Tecnologia
Now Reading
O que é e-commerce?
0

O que é e-commerce?

by admin27 de maio de 2015

16/04/2015

O termo e-commerce é a abreviação de electronic commerce, cuja tradução é comércio eletrônico. Em síntese, o termo refere-se à compra e venda de produtos realizados por meios eletrônicos.

O e-commerce surgiu em 1970 com o Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI – Eletronic Data Interchange) e Transferência eletrônica ou eletrónica de fundos (EFT – Electronic Funds Transfer), fazendo transferência de valores entre pessoas e empresa. Contudo, o e-commerce ganhou força com a internet e, assim, o seu uso ficou disponível para todas as pessoas. Atualmente qualquer pessoa pode abrir o seu próprio e-commerce e passar a vender pela internet, com mais simplicidade do que abrir uma loja física para comercializar produtos. Além disso, o e-commerce permitiu uma significativa presença das empresas no mercado de trabalho, melhorando sua posição e, também, fornecendo uma cadeia de distribuição mais barata e mais eficiente para os seus produtos ou serviços.

O comércio eletrônico é formado por diversas modalidades:

  • Business to Business (B2B0)(empresa-empresa): todos os participantes são empresas ou outros tipos de organização.
  • Business-to-consumer ou business-to-customer (B2C) (empresa-consumidor): comércio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, sem o objetivo comercial.
  • Consumer to Consumer(C2C) (consumidor-consumidor): comércio eletrônico entre usuários particulares da internet. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e, sim, o consumidor final com consumidor final, sem intermediários.
  • Government to consumers (G2C) (governo-cidadão): comércio entre governos (estadual, federal ou municipal) e consumidores, por exemplo, o pagamento de impostos, multas e tarifas públicas.
  • Government to Business (G2B) (governo-empresa): negócios entre o governo e as empresas, como por exemplo: as compras pelo Estado através da internet por meio de licitações, tomada de preços, entre outros.

Quando uma pessoa compra qualquer material ou serviço pela internet, ela estará participando do e-commerce. Algumas vantagens do comércio eletrônico para os consumidores são:

– Convenience Ecommerce:(Conveniência no ecommerce): o consumidor pode comprar em qualquer momento, nas 24 horas por dia e sete dias por semana.

– Seleção: muitas lojas oferecem uma ampla quantidade de produtos on-line, mais que provavelmente eles poderiam ter em um local físico. E lojas que só existem no modo on-line pode oferecer aos consumidores uma seleção de produtos que de outra forma elas não teriam acesso.

Porém o e-commerce também tem as suas desvantagens para os consumidores:

– Limitado serviço ao cliente: o consumidor perde o poder de conhecer mais sobre o produto. Por exemplo, se ele quiser comprar um computador online, ele não terá acesso a nenhum funcionário no qual ele possa falar sobre as características e as suas dúvidas em relação ao bem que ele deseja obter.

– Não existe gratificação instantânea: quando a compra é realizada online, tem-se que esperar para que possa ser enviado para a casa ou escritório.

– Não existe a possibilidade de tocar o produto: compras online podem ser insatisfatórias quando o produto o consumidor recebe é diferente do que o esperado. As imagens, na maioria das vezes, são meramente ilustrativas e nem sempre alguns sites listam todas as especificações sobre o item.

O ponto mais importante para que esse processo de compra online ocorra de forma eficiente é a qualidade do site. Assim, é necessário que alguns aspectos sejam bem estabelecidos como o layout, a transmissão de informações, a confiabilidade, a segurança e a facilidade de navegação. Além disso, bons preços e diversidade de produtos e serviços e formas de pagamento garantem o sucesso das lojas virtuais.

Grupo responsável: Arlen Resende, Eder Júlio Gomes , Fernando Luiz Páscoa ,Humberto Silva, Rogério dos Santos

REFERÊNCIAS

CAMPANO , Jeferson. Introdução ao e-Commerce e Questões de Usabilidade. JM Digital ,2009.

VASCONCELLOS, Eduardo. E-Commerce nas Empresas Brasileiras. São Paulo: Atlas,2005.

FONTE DA IMAGEM

http://whatittakes.me/wp-content/uploads/2014/08/ecommerce-image-vector.jpg

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin