Tecnologia
Now Reading
Impacto das redes sociais no meio profissional
0

Impacto das redes sociais no meio profissional

by admin6 de abril de 2015

25/10/2014

A cada dia que passa, surgem novas redes sociais com as mais diversas finalidades: redes de relacionamento profissional, de interesses específicos e, principalmente, as de amizade. Grande parte das pessoas que acessa a internet possui perfil em uma ou mais destas redes, porém nem todos tomam cuidado ao usá-las.

Atualmente as redes sociais voltadas para o perfil profissional estão sendo muito utilizadas por empresas de recrutamento para buscar novos profissionais. Nelas é possível buscar profissionais com o perfil desejado e, também, divulgar vagas. Por isso para quem está em busca de um emprego, é muito importante ter um perfil atualizado nestas redes, pois podem surgir oportunidades por meio delas.

Além das redes profissionais as empresas de Recursos Humanos também estão de olho em outros tipos de redes, buscando mais informações a respeito dos candidatos a uma vaga.

Durante uma entrevista são coletadas diversas informações do candidato a fim de traçar um perfil do mesmo. Porém nem sempre os dados são suficientes. É ai que entram as redes sociais, pois nelas estão uma quantidade grande de informações que são utilizadas para complementar as informações e traçar um perfil mais detalhado.

Nas redes são encontradas informações como indícios do uso de drogas, de álcool, o uso de linguajar inadequado, baixa capacidade de comunicação, preconceito e, até mesmo, informações divergentes às apresentadas na entrevista formal com o candidato.

Além do momento da contratação, alguns superiores e setores de Recursos Humanos das empresas podem estar de olho nas redes sociais dos funcionários observando seu comportamento. Existem vários casos de pessoas que foram demitidas por postarem fotos ou comentários com relação ao emprego feitos nas redes sociais.

As redes sociais são de fato muito importantes, mas o uso deve ser feito de forma criteriosa para não prejudicar ou criar uma imagem desagradável que influenciará diretamente na vida profissional das pessoas.

Grupo responsável: Danton Dietze Cancella, Guilherme Padilha Maia, Rayanne Gabrielle de Jesus Almeida

REFERÊNCIAS

RODRIGUES, Alberto. Rh.com.br. O recrutamento via redes sociais já é realidade e dá frutos. 2013 – Acessado em: 25/11/14. Link Disponível.

CHAVES, Jaqueline. Agência Open. Redes Sociais x Recursos Humanos. 2014 – Acessado em 25/11/14. Link Disponível.

COSTA, Waldson . Globo.com. Consultora em Recursos Humanos alerta para uso das redes sociais: Conduta inadequada no mundo virtual pode afetar vida profissional. 2014 – Acessado em: 25/11/14.  Link Disponível

FONTE DA IMAGEM

Site Morguefile.com

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin