Enfermeiro e afins
Superior - Graduação
Ciências da saúde
O que ele(a) faz?
Presta assistência ao paciente e/ou cliente; coordena,planeja ações e audita serviços de enfermagem e/ou perfusão. O enfermeiro implementa ações para a promoção da saúde junto à comunidade.
Quais competências deve desenvolver?
Demonstrar: flexibilidade; organização; autocontrole; capacidade de adaptar-se às situações; capacidade de atenção; sensibilidade; destreza manual; capacidade de trabalhar em equipe; capacidade de negociação; capacidade de interpretar linguagem verbal e não verbal; capacidade de liderança; capacidade de saber ouvir; capacidade de efetuar atendimento humanizado; rapidez de raciocínio.
Onde pode atuar?
Atua nas áreas de saúde e serviços sociais. Exerce atividades em empresas públicas e privadas. A grande maioria dos enfermeiros possui registro em carteira; trabalha em equipe, em ambientes fechados. Os enfermeiros se revezam por turnos (diurno/noturno), exceto os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família, que trabalham somente em horário diurno e com carga determinada em portaria específica. Os profissionais de enfermagem são predominantemente do sexo feminino, porém o número de profissionais do sexo masculino tem aumentado nos anos recentes. São expostos a riscos biológicos e - com exceção dos Enfermeiros Sanitaristas e do Trabalho - a materiais tóxicos, radiações, contaminação por materiais pérfuro-cortantes e estresse decorrente de lidar com vida humana. Esta profissão apresenta áreas de especialização, a saber: Enfermeiro; Enfermeiro auditor; Enfermeiro de bordo; Enfermeiro de centro cirúrgico; Enfermeiro de terapia intensiva; Enfermeiro do trabalho; Enfermeiro nefrologista; Enfermeiro neonatologista; Enfermeiro obstétrico; Enfermeiro psiquiátrico; Enfermeiro puericultor e pediátrico; Enfermeiro sanitarista; Enfermeiro da estratégia de saúde da família e Perfusionista.
O que é preciso para se qualificar?
A formação requerida para o enfermeiro é a de bacharelado e de registro no Conselho Regional de Enfermagem. O exercício pleno das atividades, para o enfermeiro, ocorre após um a dois anos de experiência profissional, exceção feita aquele que atua na Estratégia de Saúde da Família, onde não há exigência de experiência anterior. Para ser um especialista na área, é recomendável que o profissional passe primeiramente por diferentes áreas de trabalho e posteriormente se especialize em uma delas.
O que é estudado no curso?
Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Enfermagem devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem. Os conteúdos devem contemplar:
I - Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde doença no desenvolvimento da prática assistencial de Enfermagem;
II - Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os
conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença;
III - Ciências da Enfermagem - neste tópico de estudo, incluem-se: · Fundamentos de Enfermagem: os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo. · Assistência de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os
determinantes sócio-culturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem. · Administração de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de enfermagem e da assistência de enfermagem. · Ensino de Enfermagem: os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro, independente da Licenciatura em Enfermagem.
Qual a duração do curso?
5 anos se cursado de manhã e 4 anos e 6 meses se cursado à noite.
Quais as formas de ingresso?
• ENEM
• Vestibular
Existe algum tipo de financiamento?
• FIES
• PROUNI
• Pública
Quais entidades representam o profissional?
Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)
Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN)
O curso existe na PUC Minas?
O curso é ofertado pela PUC MINAS..
Fontes Consultadas
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn): http://www.abennacional.org.br/home/
Conselho Federal de Enfermagem (COFEN): http://www.cofen.gov.br/o-cofen
Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN): http://www.corenmg.gov.br/
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br/
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em:
http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf
PUC Minas. Catálogo de cursos de graduação. Disponível em: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf
Sindicatos dos Enfermeiros (SINDENFMG): http://www.enfermeirosmg.org.br/