Contador

Superior - Graduação

Ciências Sociais Aplicadas

Legaliza empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãos competentes; administra os tributos da empresa; registra atos e fatos contábeis; controla o ativo permanente; gerencia custos; administra o departamento pessoal; prepara obrigações acessórias, tais como declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro dos livros nos órgãos apropriados; elabora demonstrações contábeis; presta consultoria e informações gerenciais; realizam auditoria interna e externa; atendem solicitações de órgãos fiscalizadores e realiza perícia.

Agir eticamente e de forma educada, com dinamismo e discrição; demonstrar objetividade e conhecimentos básicos de informática, flexibilidade, conhecimento de outras línguas; raciocinar logicamente; manter-se atencioso, atualizado perante a legislação, informado; zelar pelas informações; falar corretamente; guardar sigilo; trabalhar em equipe.

Trabalha em escritórios de contabilidade e departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e dos serviços, incluindo bancos.​ É empregado com carteira assinada, exceto o Perito contábil que trabalha por conta própria e sem supervisão. Costuma se organizar de forma individual, trabalhando sob supervisão. Trabalha em ambiente fechado e em horário diurno. Os peritos contábeis podem trabalhar à distância. Eventualmente, trabalham sob pressão, podendo levar a situação de estresse. Esta profissão apresenta áreas de especialização, a saber: Auditor (contadores e afins) e Perito Contábil.

O exercício dessas ocupações requer curso superior em Ciências Contábeis. O desempenho pleno das atividades ocorre após quatro anos (Contador) e mais de cinco anos (Auditor geral e Perito contábil).

Os cursos de graduação em Ciências Contábeis deverão contemplar, em seus projetos pedagógicos e em sua organização curricular, conteúdos que atendam aos seguintes eixos interligados de formação:

I - Conteúdos de Formação Básica: estudos relacionados com outras áreas do conhecimento, sobretudo Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística;

II – Conteúdos de Formação Profissional: estudos específicos atinentes às Teorias da Contabilidade, além de suas relações com a Atuária, e da Auditoria, da Controladoria e suas aplicações peculiares ao setor público e privado;

III – Conteúdos de Formação Teórico-Prática: Estágio Curricular Supervisionado, Atividades Complementares, Estudos Independentes, Conteúdos Optativos, Prática em Laboratório de Informática utilizando softwares atualizados para Contabilidade.

4 anos

• ENEM
• Vestibular


• FIES
• PROUNI
• Pública

Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP)
Associação Brasileira dos Contabilistas (ABRACONT)
Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG)
Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC)

O curso é ofertado pela PUC MINAS..

Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP): http://www.socialiris.org/abcp/forumvirtual
Associação Brasileira dos Contabilistas (ABRACONT): http://abracont.org.br/
Conselho Federal de Contabilidade (CFC): http://portalcfc.org.br/
Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG): http://www.crcmg.org.br/
Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC): http://www.fbc.org.br/
Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/
Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf
PUC Minas. Catálogo de cursos de graduação. Disponível em: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf