Técnico em Petroquímica

Técnica

Engenharias

​Programa atividades e coordena processos de produção petroquímica. Controla a qualidade de insumos e produtos. Analisa dados estatísticos do processo produtivo. Interpreta laudos de análises químicas e identifica produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordena equipe de trabalho. Trabalha conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde. Também recebe as denominações de Técnico de indústria petroquímica, Técnico de processamento industrial (petroquímica), Técnico de processo petroquímico, Técnico de produção (gás combustível), Técnico de produção (petroquímica), Técnico de sistemas industriais (petroquímica), Técnico em refinação de petróleo, Técnico petroquímico.

​Controlar emoções em situação de conflito; Comunicar-se; Compartilhar tarefas; Tomar decisões; Trocar experiências com outros profissionais; Divulgar conhecimentos; Utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação; Promover a motivação da equipe; Buscar autodesenvolvimento; Avaliar solicitações e opiniões. Desenvolver habilidades de negociação e de ter relações interpessoais. Demonstrar criatividade e capacidade de liderança.

​É empregado formal com carteira assinada que se organiza em equipe, sob supervisão ocasional. Atua em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalha em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Frequentemente é exposto a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.

​Ocupação exercida por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.

Ainda estamos pesquisando para melhor informa-lo.

2 anos


• Seleção


• FIES Técnico
• PRONATEC

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia dos Estados (CREA).

O curso não é ofertado pela PUC MINAS..

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA): http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm Conselho Regional de Engenharia e Agronomia dos Estados (CREA): http://www.crea-mg.org.br/ Ministério do Trabalho e Emprego – Classificação Brasileira de Ocupações: http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf PRONATEC - http://pronatec.mec.gov.br/cnct/ PUC Minas: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf