Fisioterapeuta
Superior - Graduação
Ciências da saúde
O que ele(a) faz?
Aplica técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes. Atende e avaliam as condições funcionais de pacientes e clientes utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades. Atua na área de educação em saúde através de palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida. Desenvolve e implementa programas de prevenção em saúde geral e do trabalho. Gerencia serviços de saúde orientando e supervisionando recursos humanos. Exerce atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.
Quais competências deve desenvolver?
Estimular adesão e continuidade do tratamento; Demonstrar; Perseverança, equilíbrio emocional, criatividade, habilidade de comunicação, dinamismo, habilidade manual, capacidade motora fina, capacidade de observação e percepção; iniciativa; Trabalhar em equipe. Transmitir segurança; Lidar com público e contornar situações adversas.
Onde pode atuar?
Trabalha nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atua em consultórios, hospitais, ambulatórios clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados ou abertos, em horários diurnos e noturnos. Pode permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos ou ser expostos a elementos biopatogênicos. Esta profissão apresenta áreas de especialização, a saber:Fisioterapeuta geral; Fisioterapeuta respiratória; Fisioterapeuta neurofuncional; Fisioterapeuta traumato-ortopédica funcional; Fisioterapeuta osteopata; Fisioterapeuta quiropraxista; Fisioterapeuta acupunturista; Fisioterapeuta esportivo e fisioterapeuta do trabalho.
O que é preciso para se qualificar?
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior na área de fisioterapia, com registro no conselho profissional pertinente.
O que é estudado no curso?
Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Fisioterapia devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em fisioterapia. Os conteúdos devem contemplar:
I - Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos.
II - Ciências Sociais e Humanas – abrange o estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, contemplando a integração dos aspectos psico-
sociais, culturais, filosóficos, antropológicos e epidemiológicos norteados pelos princípios éticos. Também deverão contemplar conhecimentos relativos às políticas de saúde, educação, trabalho e administração.
III - Conhecimentos Biotecnológicos - abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e a prática clínica fisioterapêutica.
IV - Conhecimentos Fisioterapêuticos - compreende a aquisição de amplos conhecimentos na área de formação específica da Fisioterapia: a fundamentação, a história, a ética e os aspectos filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes níveis de intervenção. Conhecimentos da função e disfunção do movimento humano, estudo da cinesiologia, da cinesiopatologia e da cinesioterapia, inseridas numa abordagem sistêmica. Os conhecimentos dos recursos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticas que instrumentalizam a ação fisioterapêutica nas diferentes áreas de atuação e nos diferentes níveis de atenção. Conhecimentos da intervenção fisioterapêutica nos diferentes órgãos e sistemas biológicos em todas as etapas do desenvolvimento humano.
Qual a duração do curso?
5 anos.
Quais as formas de ingresso?
• ENEM
• Vestibular
Existe algum tipo de financiamento?
• FIES
• PROUNI
• Pública
Quais entidades representam o profissional?
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO)
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITOMG)
O curso existe na PUC Minas?
O curso é ofertado pela PUC MINAS..
Fontes Consultadas
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO): http://www.coffito.org.br/site/
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITOMG): http://www.crefito4.org/
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br/
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em:
http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf
PUC Minas. Catálogo de cursos de graduação. Disponível em: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf