Blog
Now Reading
2ª Oficina de Direito à Diversidade e à Igualdade
0

2ª Oficina de Direito à Diversidade e à Igualdade

by Extensionista25 de fevereiro de 2019

30/11/2018

Alice Alves*

No dia 6 de Setembro de 2018, o projeto Ponto Jovem realizou a 2ª Oficina de Direito à Diversidade e à Igualdade  no CEDUC Vírgilio Resi. Ela teve a coordenação do professor Adalberto Arcelo e a participação das extensionistas e alunas de Direito da PUC Minas Maria Clarice Ferreira, Thays Vieira e Vitoria Machado. Na oficina estavam presentes vários jovens com idades entre 16 a 19 anos. A oficina se iniciou com a apresentação do  Projeto Ponto Jovem, mostrando um pouco do site, fanpage e das atividades realizadas pelo projeto.

Logo após, os extensionistas deram início à apresentação da história do Estatuto da Juventude, sua tramitação e abordaram com ênfase o Direito à Igualdade e Diversidade. Foram aplicadas duas dinâmicas que geraram grande participação e interesse dos jovens.

A primeira dinâmica aplicada foi uma adaptação do jogo: “quem sou eu?”. Essa dinâmica consiste em dividir os jovens em grupos e cada jovem colocaram na testa algum estereótipo (Ex.:negros, brancos, índios, homens, mulheres, gay,trans, lésbica, francês, brasileiro,americano, alemão, russo, argentino, baiano, mineiro, gaúcho, paulista, carioca, etc.) através da utilização de post it. Sendo assim, eles tentaram descobrir quem são a partir das características que serão dadas pelos outros participantes do grupo, através de perguntas feitas pelo jovem que está com o post it ao seu grupo, e as respostas só puderam ser respondidas com sim ou não.

As extensionistas Thays, Maria Clarice e Vitória com os jovens do CEDUC

A segunda dinâmica consistiu em problematizar preconceitos contra as diversidades e entender que estereótipos nem sempre são bons, pois podem carregar preceitos. Os grupos tiveram um tema e tiveram que expor em uma folha, através de palavras, frases, desenhos o que tinham de conhecimento acerca desses temas. E assim obtivemos discussões saudáveis sobre as diversidades e a importantes dela.

*Extensionista do projeto e aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Praça da Liberdade

CRÉDITOS DAS FOTOS:

Extensionistas do Projeto Ponto Jovem

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Extensionista

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.