Blog
Now Reading
6ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação social e política e Representação Juvenil
0

6ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação social e política e Representação Juvenil

by Extensionista20 de novembro de 2018

06/11/18

Alice Alves

No dia 10 de Agosto de 2018, ocorreu a  6ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação social e política e Representação Juvenil no CEDUC Virgílio Resi. A oficina tem a coordenação do Professor Adalberto Arcelo e contou com a participação dos extensionistas e alunos de Direito da PUC Minas Praça Da Liberdade: Maria Clarice Pinto Ferreira , Thays Vieira de Oliveira e Vitória Machado Miranda.

Após a apresentação do Projeto Ponto Jovem, foram expostos conceitos importantes sobre o Estatuto da Juventude e sua história no decorrer dos quase 10 anos para sua aprovação no Congresso Nacional.  Foram apresentados os direitos relacionados à cidadania, participação social e política e representação juvenil dentro do Estatuto.

Houve um questionamento e problematização do incêndio que ocorreu na mesma semana da oficina no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, e como isso afeta a vida dos jovens e reforça a importância da representação juvenil em espaços políticos e sociais.

Na primeira dinâmica, os alunos tiveram que expor num cartaz suas ideias, conceitos, e conhecimentos sobre diversos estados do Brasil. Os jovens demostraram seu conhecimento sobre o estado indicado para o seu grupo por meio de palavras, desenhos, frases chamativas e curiosidades.

Logo após, foi aplicada a segunda dinâmica que consistiu em problematizar preconceitos e privilégios vivenciados por diversos grupos dentro da nossa sociedade. Os jovens formaram uma linha e tiveram que dar passos de acordo com os comandos dados pelas extensionistas. Os comandos consistiam em questionamentos sociopolíticos, como: “se você tem uma opinião política já formada dê um passo para frente “ e “se você veio de um ambiente familiar que te apoiava, dê um passo para frente”. Com isso, foi feita uma roda de conversa onde os jovens do CEDUC Virgílio Resi e os extensionistas que apresentaram a oficina refletiram sobre os temas abordados e como eles impactam nossa sociedade.

FONTE DA IMAGEM:

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/multid%C3%A3o-pessoas-democracia-296520/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Extensionista

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.