Tecnologia
Now Reading
Racismo na rede brasileira
0

Racismo na rede brasileira

by admin28 de maio de 2016

15/10/2015

Todos os anos milhares de páginas são denunciadas por conter algum tipo de irregularidade e/ou crime na rede – desde homofobia à intolerância religiosa. Como indicado pelo SaferNet.org.br, em 9 anos, já foram recebidas mais de três milhões de denúncias de páginas que possivelmente continham crimes cibernéticos.

No infográfico a seguir, vemos um apanhado sobre os casos de racismo na rede brasileira. Para melhor compreensão, uma “página única” indica uma página acessada em um endereço específico, como por exemplo, um post de um blog ou o link direto de um post no Facebook. Analisando os dados extraídos, vemos que o número de denúncias vem crescendo ano após ano, indicando que os usuários brasileiros tem se tornado menos tolerantes a crimes desta natureza. Com isso, mais páginas criminosas são analisadas e, consequentemente, removidas, deixando a internet mais limpa e segura.

02 Racismo na redeFonte: infográfico elaborado pelo grupo

Em outubro de 2014, tivemos um grande aumento no número de casos de racismo. Somente naquele mês, 6629 casos foram registrados. Isto pode ser explicado pela primeira suspeita de um paciente infectado com o vírus ébola no Brasil. As redes sociais sofreram uma onda de postagens racistas, o que explica o elevado número de denúncias neste período, que chega a superar um ano inteiro (2012 – 5184 casos) e quase igualar outro (2103 – 6653 casos).

Grupo responsável: Evertom Pawlowski, João Otavio F. Barbosa, Jéssica Campolina, Talles Bertann, Wanessa Luisa P. Costa

REFERÊNCIAS

SafeNet.org. Indicadores da Central Nacional de Crimes Cibernéticos. Disponível em: <http://indicadores.safernet.org.br/index.html> Acesso em 13 de outubro de 2015.

BBC Brasil. #SalaSocial: Ebola se espalha pelas redes sociais e racismo volta à tona. Dsponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141006_salasocial_ebola_redes_rs> . Acesso em: 13 de outubro de 2015

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin