Tecnologia
Now Reading
Software Livre
0

Software Livre

by admin4 de maio de 2015

09/04/2015

O que vem a ser um software livre? Será apenas aquele que não cobra?

Antes de apresentar o conceito de software livre, vamos entender o que é um software privado. Quando um programa necessita de uma licença ou chave para ser utilizado, ele é caracterizado como um software privado, ou seja, todas as informações – como o código fonte e regras de negócio – são de propriedade da empresa que o criou. Ela possui, ainda, o direito de determinar quem usa ou não seu software, o qual é regido por uma legislação que protege os direitos de criar e manter esse software e de cobrar pelo seu uso. 

Apenas a empresa que detém sua posse pode realizar alterações, fazendo com que as melhorias e possíveis manutenções do software fiquem sob a sua responsabilidade, determinando quando e como serão realizadas. Com essas restrições, surgiu uma forma de burlar a necessidade de uma chave ou licença para utilização do software, mais conhecida como crack.

Olhando por outro lado, imagine a seguinte situação: um software que você pode utilizar sem precisar pagar por ele (pode até contribuir caso queira, isso ajuda muito quem faz!), com permissão de acesso a todas as funcionalidades, podendo modificar ou customizá-lo conforme sua vontade (não é tão simples, mas além de ser possível, também é permitido!) e, ainda, com a possibilidade de contribuir com a sua melhoria e evolução. Esses são denominados como softwares livres.

Basicamente o software livre é definido pelas liberdades do usuário. São elas:

  • A liberdade de execução do programa de acordo com a necessidade do usuário, chamada de liberdade 0;
  • Ter acesso e permissão de alterar o código fonte de acordo com a própria necessidade, chamada de liberdade 1;
  • Liberdade de redistribuir cópias do programa com o objetivo de auxiliar um terceiro usuário, chamada de liberdade 2;
  • Liberdade também de distribuir as cópias modificadas pelo usuário (liberdade 3) para a comunidade usufruir das alterações realizadas e até mesmo alterá-las (GNU.ORG).

Essa filosofia é muito divulgada no meio tecnológico em função dos vários benefícios que traz. É um assunto que realmente vale a pena a ser pesquisado, tendo em vista que algumas das grandes empresas de software do mundo cogitam a ideia de adotarem a filosofia de software livre.Uma frase em destaque que resume a ideia do assunto é a seguinte: “Software Livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”.

Estas informações estão no link: gnu.org, onde se pode conhecer mais sobre o conceito e a filosofia, pois software livre é mais uma filosofia do que um tipo de software.

Grupo responsável: Paulo Rodrigues Gomes, Luiz Henrique Martins Leopoldino, Daniel Victor de Oliveira Quintino, Paulo Cézar Paim do Carmo, Ciro Otávio Caetano Pontes, Arthur Carlos Marques Fernandes.

REFERÊNCIAS

O que é software livre? Acesso em 9 de Abril de 2015; Portal  Disponível em: Link . 

Software Livre. Acesso em 9 de Abril de 2015. Disponível em: Link .

 PSL BRASIL, O que é. Acesso em 9 de Abril de 2015; Disponível em: Link.

FONTE DA IMAGEM

FLICKER. System Code. Disponível em: <https://flic.kr/p/mjhDwB>. Acesso em 23 de Abril de 2015. GNU

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin