Tecnologia
Now Reading
Você também pode criar aplicativos
0

Você também pode criar aplicativos

by admin15 de abril de 2015

16/10/2014

FONTE DA FIGURA: elaborada pelo grupo

FONTE: infográfico elaborado pelo grupo

Ao redor de cada individuo, há uma série de objetos que essa pessoa não consegue ficar sem, e se pudesse classificar entre as ‘coisas’ que mais ama, colocaria no topo da lista. Esses objetos nem sempre são tangíveis, tais como aplicativos do tipo Whatsapp, Candy Crash, o Facebook, o filme alugado pela TV, ou o mapa online usado para chegar em um local da cidade. Tudo o que uma pessoa tecnológica mais ama é feito por códigos. Sem eles nada seria possível. Sem os famosos códigos de programação, você não poderia conversar, gratuitamente, com um familiar que está do outro lado do mundo. E, neste mundo onde tudo é gerido por computadores e programas, adquirir o conhecimento que faz essa mágica acontecer, faz de você o grande mágico.

Iniciativas de empresas, como o Google, e o governo brasileiro, aplicam esforços para fazer de pessoas comuns, notórios programadores do dia a dia. Ensinar lógica de programação, linguagens de codificação e ferramentas para programar são grandes desafios, e aprender tudo isto é um largo passo para quem quer olhar o mundo de uma forma diferente e inspiradora. Já é de conhecimento de todos que escolas primárias estão incluindo a programação em suas grades curriculares. Também é comprovado que crianças que aprendem lógica de programação tendem a solucionar problemas do cotidiano de forma mais ágil e eficiente. O uso do raciocínio lógico é de extrema importância no dia-a-dia do ser humano. Ele é capaz de ajudar no desenvolvimento psicológico. Evita que se torne uma pessoa estática, sem opiniões. Com o uso da lógica se descobre o intelecto de cada um e a escola tem esse papel de moldar, fazendo-os desenvolver mentalmente.

Gente comum, que fez da arte de programar um hobby, encontrou também um caminho para ajudar a vida de milhões de pessoas e descobrir uma nova fonte de renda. É o caso do jovem de 15 anos, Cim Stordal, que trabalha em uma loja de peixes na Noruega e nas horas vagas se dedica a encontrar problemas e vulnerabilidades em sites de gigantes, como o Google, Facebook e Apple. Estes “defeitos” nas páginas das companhias poderiam afetar a sua vida como, por exemplo, ter a senha do e-mail roubada e todos as mensagens expostas, ou ate mesmo o perfil do Facebook invadido. Problemas de segurança como este foram solucionados por um garoto comum que gosta de videogames, trabalha em uma loja de peixes e vai à escola como todo jovem. O seu hobby rendeu prêmios e muito dinheiro pago pelas companhias de tecnologia.

O mundo está envolto em muitas novidades que envolvem a tecnologia. Porém há falta de profissionais da área para continuar essa constante transformação. Não seria ideal as crianças saírem das escolas com uma formação que as dê um norte? A maioria pode não seguir pela carreira da tecnologia, mas com os ensinamentos da lógica computacional e os princípios da computação aprendidos na escola suas possibilidades serão maiores. Escolher um caminho terá um peso menor na vida dos adolescentes. Será?

Para saber mais:

Iniciativa do Governo Brasileiro: http://programae.org.br/

Iniciativa da Google: https://www.madewithcode.com/

Grupo responsável pela notícia: Alaene Rufino de Sousa, Aline de Cassia Silva, Douglas Vinicius Nogueira Reis, Lucas Carvalho Corrêa, Raquel Almeida Garcia Leão.

REFERÊNCIAS

HONORATO, Renata. Aprender a ler, calcular e… programar: o novo desafio nas escolas. Revista Veja Digital.14/12/2013. Link Disponível 

PEREIRA, Leonardo. Escolas defendem ensino de programação a crianças e adolescentes. Olhar Digital. 06/06/2013. Link Disponível  

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/bin%C3%A1ria-um-nulo-homem-pessoa-503578/>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin