Tecnologia
Now Reading
4G no Brasil: Como funciona e qual a situação no Brasil após os leilões
0

4G no Brasil: Como funciona e qual a situação no Brasil após os leilões

by admin15 de abril de 2015

23/10/2014

O 4G é a mais nova tecnologia de internet móvel de banda larga disponível para o público. É usada pelas operadoras de celular para oferecer acesso à web de qualquer lugar por meio de smartphones e tablets. A velocidade das redes 4G apresentam um acesso de 20 a 40 vezes mais rápido do que o alcançado com as redes 3G, que é a tecnologia mais utilizada atualmente.

Quem faz o uso do 4G em um celular poderá utilizar os serviços em seu celular de forma muito mais rápida. Os sites serão mais rápidos, fotos, vídeos, arquivos todos serão compartilhados mais rapidamente. É o mesmo que se ter uma conexão de tão rápida quanto a de casa, em qualquer lugar.

Para acessar a tecnologia é necessário ter um plano de dados 4G, que deve ser adquirido com as empresas que oferecem o serviço. Também é necessário que se tenha um aparelho compatível com a tecnologia, e que o serviço esteja disponível em sua região. Nem todas as regiões do brasil são abrangidas pelo 4G.

O serviço de 4G disponível hoje é feito por meio da faixa de frequência de 2,5 GHz (gigahertz). As frequências são como estradas e cada serviço trafega em uma faixa. Alguns países, principalmente os Estados Unidos, usam essa frequência, porque ela exige menor quantidade de antenas para cobertura de sinal.

Para a disponibilização da tecnologia em novos canais foram colocados à venda 6 lotes ou “pedaços” da nova faixa de frequência de 700 MHz (megahertz) que até então não era disponibilizada no país. Claro, Vivo e TIM obtiveram os lotes nacionais, que permitem oferecer o serviço de rede 4G em todo o país. A expectativa é que o serviço nessa faixa comece a operar em 2017.

Grupo responsável: Adriel Felipe Candido Santos, Felipe Miranda Menezes, Hélder Vinícius Gonçalves Santos, Ronaldo Xavier Procácio, Vitor Rodrigo da Silva de Almeida

FONTE DA NOTICIA

http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2014/10/12/4g-brasil-como-funciona-e-qual-situacao-brasil-apos-os-leiloes/

FONTE DA IMAGEM

http://www.shutterstock.com/pt/pic.mhtml?id=217506115

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin