Guia de Profissões

Quando se trata de tomar decisões importantes sobre a vida e a carreira profissional, os jovens se deparam com várias questões: “qual profissão escolher?”; “com o que trabalhar?”; “como e por onde começar?”.

Para decidir é importante buscar informações sobre aquilo que se pretende e, quanto à escolha de uma profissão, não é diferente. Conhecer as atividades que o profissional realiza, as competências necessárias, as qualificações exigidas e outras informações ajudam no processo de tomada de decisão.

É com o intuito de colaborar nesse momento tão importante que disponibilizamos um guia para aqueles que necessitam de orientação para a escolha profissional, apresentando fatores que devem ser considerados nesse processo. O Guia de Profissões Ponto Jovem foi preparado para que você consulte as principais informações relacionadas às mais diversas profissões.

Para cada profissão fizemos uma breve descrição, identificamos as competências do profissional e as áreas de atuação. Procuramos identificar a formação necessária, seja ela de nível superior ou de nível técnico, e as entidades de classe relacionadas ao exercício profissional.

Etimologicamente, profissão significa algo que a pessoa confessa ou diz em público. Pode ser entendida como um ofício, emprego ou ocupação.

Todo ser humano é dotado de necessidades, algumas em comum, e o exercício de uma profissão servem para atender a algumas delas:

  • Identidade e realização pessoal: o exercício profissional contribui para a construção de nossa identidade – QUEM SOU EU? –, e nossa realização como pessoa.
  • Autonomia financeira: quando crianças, somos sustentados por pais ou responsáveis, mas, quando amadurecemos, esta realidade muda e é necessário buscar uma profissão para que possamos garantir o nosso próprio sustento, ter um lugar para morar, comprar roupas para vestir, pagar o nosso lazer etc.
  • Relacionamentos: a atividade profissional ocupa grande parte do tempo das pessoas e também está ligada aos relacionamentos construídos por ela. A profissão também contribui para o estabelecimento de relacionamentos.
  • Contribuição para a sociedade: nosso dia a dia está diretamente relacionado às atividades profissionais de outras pessoas (professor, motorista, padeiro etc.). Entendemos que a nossa escolha profissional exercerá papel importante na sociedade e na vida cotidiana de outros.

Para escolher uma profissão é fundamental considerar diversos fatores, tais como:

  • Autoconhecimento: analise o que você gosta e o que não gosta, bem como suas habilidades, competências e expectativas. Você pode realizar testes vocacionais para verificar quais profissões são mais adequadas ao seu perfil. Você também pode perguntar às pessoas de sua confiança quais características elas percebem em você que possam ser consideradas no exercício de uma profissão.
  • Características da profissão e do profissional: pesquise sobre as atividades que o profissional executa, as competências necessárias, as qualificações exigidas, a remuneração, os locais e a jornada de trabalho, associações de classe que regulam o exercício da profissão, dentre outras. Converse com profissionais experientes sobre o dia a dia do trabalho, desafios, limitações. Assista a programas e palestras relacionados à profissão.
  • Mercado de trabalho: procure saber como se encontra o mercado de trabalho para a profissão escolhida. Lembre-se que você terá um tempo até ingressar no mercado de trabalho, por isso deve projetar essa profissão no futuro.

O estudo é a base para a preparação de um profissional. A qualificação pode ocorrer por meio de cursos de nível médio, incluindo os técnicos, e cursos de nível superior, como de graduação e de tecnólogo.

Os estágios e experiências na área escolhida são importantes para compreender o ambiente no qual o futuro profissional trabalhará e quais atividades realizará, bem como criar relacionamentos com pessoas que exercem a profissão.

O aperfeiçoamento de algumas habilidades e o aprofundamento de conhecimentos específicos na área contribuem para a formação profissional.

Elabore com cuidado seu currículo. Ele deve conter seus dados pessoais, objetivos profissionais, formação acadêmica, experiência profissional e todas as outras informações que forem relevantes para a sua apresentação. Um currículo deve ser sucinto e claro.

Fique atento às oportunidades que surgirem em organizações públicas, privadas e não-governamentais. Muitas vagas são divulgadas pelas próprias empresas, por órgãos especializados em colocação de pessoas (emprego e estágio) e em editais públicos em diversas mídias (jornais, revistas, sítios na internet).

Fale do seu interesse a pessoas conhecidas colocando-se disponível para contatos, entrevistas etc.

Prepare-se para participar de processos seletivos. Eles podem ser concursos públicos ou processos seletivos em empresas privadas. Podem ter várias etapas e envolver análise de currículo, provas, entrevistas e dinâmicas. Portanto, aprimore a sua comunicação em público, esteja certo dos seus objetivos e metas, procure conhecer a organização que oferece a vaga e o perfil buscado.

A vida profissional sempre terá desafios que exigirão atualização e aperfeiçoamento constantes. Num mundo em mudanças, é necessária a atualização de conhecimentos, técnicas e tecnologias para potencializar o desempenho de determinadas atividades relacionados ao contexto profissional. Além disso, à medida que a pessoa se especializa em determinadas atividade, ela se diferencia no mercado.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego.Classificação Brasileira de Ocupações. 2015. Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>. Acesso em: 15 de dezembro de 2015.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Profissão. [em linha], 2008-2013. Disponível em: <https://www.priberam.pt/dlpo/profiss%C3%A3o>. Acesso em: 23 set. 2015.

DIMANDE, Armindo Lassaine. Os conceitos de Trabalho, Profissão e Ocupação. Módulo Orientação Profissional. Instituto Superior Dom Bosco. Set, 2010.

FERNANDES, Fabiana Soares; GONÇALVES, Carlos Manuel. Escolhas Vocacionais dos jovens: Projetos Pessoais ou Projetos Familiares? Revista Amazônica, Ano 5, V. 8, n. 1, p. 171-182, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://ieaa.ufam.edu.br/arquivos/files/Revistas/AMAzonica/2012-1/07-2012-A-5-V-8-EscolhasVocacio.pdf>. Acesso em: 30 de junho de 2015.

GOMES, Daniele C. da Cruz. Escolha Profissional do Adolescente. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Curso de Administração, Belo Horizonte, 2015.

PONTO JOVEM. Site. Disponível em: http://www.pontojovem.net/.

 

 

Consulte o guia de profissões

Nome da ProfissãoÁrea de ConhecimentoTipo de Formação
Nome da ProfissãoÁrea de ConhecimentoTipo de Formação
AdministradorCiências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
AdvogadoCiências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
Arquiteto e UrbanistaCiências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
ArquivistaCiências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
Assistente SocialCiências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
AtorLinguística, Letras e ArtesSuperior - Graduação
Biólogo Ciências Biológicas Superior - Graduação
BiomédicoCiências da SaúdeSuperior - Graduação
CompositorLinguística, Letras e ArtesSuperior - Graduação
ContadorCiências Sociais AplicadasSuperior – Graduação
Desenhista Industrial Gráfico (Design Gráfico)Linguística, Letras e ArtesSuperior - Graduação
EconomistaCiências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
Enfermeiro e afinsCiências da SaúdeSuperior - Graduação
Engenheiro AmbientalEngenhariasSuperior - Graduação
Engenheiro CivilEngenhariasSuperior - Tecnólogo
Engenheiro EletricistaEngenhariasSuperior - Graduação
Engenheiro Mecânico EngenhariasSuperior - Graduação
Engenheiro Metalurgista EngenhariasSuperior - Tecnólogo
Engenheiro Químico EngenhariasSuperior - Graduação
Farmacêutico Ciências da SaúdeSuperior - Graduação
Fisioterapeuta Ciências da SaúdeSuperior - Graduação
FonoaudiólogoCiências da SaúdeSuperior - Graduação
Jornalista (profissionais do jornalismo) Ciências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
NutricionistaCiências da SaúdeSuperior - Graduação
PublicitárioCiências Sociais AplicadasSuperior - Graduação
Técnico em AdministraçãoCiências Sociais AplicadasTécnica
Técnico em ContabilidadeCiências Sociais AplicadasTécnica
Técnico em Eletromecânica EngenhariasTécnica
Técnico em Eletrônica EngenhariasTécnica
Técnico em Geodésia e CartografiaEngenhariasTécnica
Técnico em MecânicaEngenhariasTécnica
Técnico em Mecatrônica EngenhariasTécnica
Técnico em MetalurgiaEngenhariasTécnica
Técnico em PetroquímicaEngenhariasTécnica
Técnico em SecretariadoCiências Sociais AplicadasTécnica
Técnico em SoldagemEngenhariasTécnica
Técnico em Transporte Metroferroviário EngenhariasTécnica
Técnico em Transporte RodoviáriosEngenhariasTécnica
Técnico em VendasCiências Sociais AplicadasTécnica
Técnico em Construção Civil (Edificações)EngenhariasTécnica
Turismólogo Ciências Sociais AplicadasSuperior - Graduação