Farmacêutico

Superior - Graduação

Ciências da saúde

Realiza ações específicas de dispensação de produtos e serviços farmacêuticos. Pode produzir esses produtos e serviços em escala magistral e industrial. Também realiza ações de controle de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, gerenciando o armazenamento, distribuição e transporte desses produtos. Desenvolve produtos e serviços farmacêuticos, pode coordenar políticas de assistência farmacêutica e atuam na regulação e fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos. Realiza análises clínicas, toxicológicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas. Pode realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.

Trabalhar em equipe; mostrar capacidade de liderança; contornar situações adversas; tomar decisões; demonstrar capacidade de organização; empatia; habilidade técnico analítico; criatividade; habilidade de comunicação; destreza manual; credibilidade; capacidade de atentar para detalhe.

Trabalha em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios, nas indústrias de produtos farmacêuticos e correlatos, nas indústrias de produtos alimentares, de cosméticos, dentre outras. Trabalha majoritariamente com carteira assinada, mas também podem trabalhar por conta própria ou como empregador.​ Esta profissão apresenta áreas de especialização, a saber:Farmacêutico analista clínico; Farmacêutico de alimentos; Farmacêutico práticas integrativas e complementares; Farmacêutico em saúde pública; Farmacêutico industrial; Farmacêutico toxicologista e farmacêutico hospitalar e clínico.

O acesso a essas ocupações requer curso superior em Farmácia. Atualmente a formação é única, substituindo as duas formações anteriores: a de farmácia e a de bioquímica.

Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Farmácia devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional. Os conteúdos devem contemplar:

I - Ciências Exatas - incluem-se os processos, os métodos e as abordagens físicos, químicos, matemáticos e estatísticos como suporte às ciências farmacêuticas.

II - Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos, genética molecular e bioinformática em todo desenvolvimento do processo saúde-doença, inerentes aos serviços farmacêuticos.

III - Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais e conteúdos envolvendo a comunicação, a economia e gestão administrativa em nível individual e coletivo, como suporte à atividade farmacêutica. · Ciências Farmacêuticas – incluem-se os conteúdos teóricos e práticos relacionados com a pesquisa e desenvolvimento, produção e garantia da qualidade de matérias primas, insumos e produtos farmacêuticos; legislação sanitária e profissional; ao estudo dos medicamentos no que se refere à farmacodinâmica, biodisponibilidade, farmacocinética, emprego terapêutico, farmacoepidemiologia, incluindo-se a farmacovigilância, visando garantir as boas práticas de dispensação e a utilização racional; conteúdos teóricos e práticos que fundamentam a atenção farmacêutica em nível individual e coletivo; conteúdos referentes ao diagnóstico clínico laboratorial e terapêutico e conteúdos da bromatologia, biossegurança e da toxicologia como suporte à assistência farmacêutica.

4 anos

• ENEM
• Vestibular


• FIES
• PROUNI
• Pública

Associação Brasileira de Fármacia (ABF)
Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG)

O curso não é ofertado pela PUC MINAS..

Associação Brasileira de Fármacia (ABF): http://www.abf.org.br/
Conselho Regional de Farmácia (CRFMG): http://crfmg.org.br/novosite/
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br/
​ Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf