Gestão
Now Reading
Consumo consciente para a Sustentabilidade
0

Consumo consciente para a Sustentabilidade

by admin4 de junho de 2021

04/06/2021

Grupo: Márcia Cecília Braga, Paloma Gabriela Roza Primo, Sabrina da Silva Batista, Silvia Angélica Pereira de Souza, Tainá Bastos de Freitas*

Para entendermos o que seria um consumo consciente precisamos nos fazer a seguinte pergunta: Do que se trata a sustentabilidade? De qual maneira podemos aplicá-la? Será que deixamos de aplicar no nosso dia a dia? Nos últimos anos, o homem foi capaz de perceber os impactos negativos da exploração do meio ambiente, e em razão disso precisou mudar sua maneira de agir e conviver no ambiente. Pensando nisso, iremos discutir “o que é sustentabilidade e por que ser sustentável”.

A sustentabilidade é a conservação dos recursos naturais do planeta. Tem como objetivo atender às necessidades humanas, revendo as mudanças que ocorreram ao longo dos anos e colocando em práticas as reflexões de como aplicar, pensar, agir e consumir. Tudo isso é fantástico! Colocar em prática depende da avaliação das causas do impacto do que foi feito ao longo dos anos no meio ambiente e na economia. 

Por volta de 1961 o setor comercial teve um aumento do consumo sustentável com especialistas, autoridades, políticas públicas e organizações levando em consideração o papel comum a respeito do meio ambiente (BRUNO, 2015). Desse modo, as consequências tiveram proporções que impactaram a sociedade e o meio ambiente. Houve a necessidade de implantar a cultura da importância do consumo consciente, com a conscientização dos consumidores e das empresas, tendo em vista ações sociais, produtos sustentáveis, reciclagens, entre outros. Assim, as empresas têm se preocupado em adotar medidas de consumo consciente, com a implantação de mudanças no comportamento. Em geral nota-se que a sociedade vem adquirindo uma nova perspectiva social e ambiental. 

O documentário “Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam”, em tradução livre, retrata a vida de pessoas que vivem apenas com o essencial. O minimalismo é um comportamento que torna pessoas mais importantes do que as coisas que elas têm. Por esse caminho trilham pessoas que estão valorizando realmente mais a vida do que as coisas que possuem, preocupando-se com a forma de viver e não simplesmente com as coisas que precisam consumir. Por aqui podemos fortemente relacionar tal conceito à prática sustentável, que depende de ações humanas que buscam amenizar os impactos contra o nosso meio ambiente e utilizar somente o necessário e quando necessário, unindo assim com ações de responsabilidade sustentável. 

O consumidor brasileiro está entre os mais engajados no mundo quando o assunto é prática sustentável. Por tais motivos, empresas nacionais, a exemplo da Natura, expressam o seu empenho ao longo dos últimos anos para oferecer produtos que sejam de qualidade, inovadores, que agreguem valor para a sociedade e que principalmente não degradem o meio ambiente. A marca Natura tem conseguido manter seu padrão de qualidade sendo sustentável, o que torna a empresa brasileira uma referência para outras do mesmo segmento.

O uso da sacola de pano ou retornável se tornou um hábito para um grande número de pessoas e tal ação ajuda a diminuir em grande escala a utilidade da famosa sacola plástica. Se essa atitude ganhar força, diminuirá de forma gigantesca o descarte de sacolas em locais indevidos, o que será um grande ganho para a preservação do meio ambiente. Estudos comprovam que uma sacola plástica pode demorar mais de 200 anos para se decompor totalmente, o que é preocupante para o meio ambiente. 

Um fator bastante relevante quando o assunto é o consumo sustentável é a prática pela qual seus adeptos são apelidados de “consumidores verdes”, definição dada para indivíduos que tem buscado saber os danos que tal compra pode causar ao meio ambiente, antes de adquirir aquele produto ou serviço. Não basta apenas ter a consciência de um consumo sustentável, é preciso ser parte dessa mentalidade reprodutora de atitudes capazes de mudar o percurso do caminho para que seja possível desfrutar de um mundo cada vez melhor, seja aqui, agora, ou no futuro próximo.

As gerações vão e vem e o tempo não para nem espera. Ele atravessa fronteiras. Não se altera o conceito de sustentabilidade. Ele cresce e se mantém firme na defesa de um planeta saudável, que cabe a cada indivíduo pensante e atuante criar e manter. A partir disso o desenvolvimento do conceito cria raízes suficientes para fazer a diferença seja onde for, influenciando outros a compartilharem uma nova forma de ser, agora mais consciente e responsável livre de preconceitos, alienação e falta de informação. Esta continua paralisando o ser humano que não busca inovação e adaptação em um mundo cada vez mais moderno e tecnológico. 

Portanto cabe a cada um de nós um posicionamento eficiente e prudente, que abre mão da satisfação própria, cedendo ao prazer do desapego e unindo-se a uma abordagem que associa o consumo sustentável a uma pauta crucial para toda a humanidade e setores produtivos, uma vez que auxilia na preservação de recursos naturais e na qualidade de vida das pessoas. Por isso, cada vez mais indivíduos, grupos e organizações estão adotando atitudes mais sustentáveis, reduzindo o ritmo do consumo para diminuir seu impacto prejudicial nos ecossistemas. 

* alunos da disciplina de Sustentabilidade Organizacional, do curso de Administração da PUC Minas Coração Eucarístico, orientados pela Prof.ª Dr.ª Andréa Alcione de Souza

REFERÊNCIAS

BRUNO, Miguel (org.). População, Espaço e Sustentabilidade: Contribuições para o desenvolvimento do Brasil: Rio de Janeiro: IBGE, 2015. E-book. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94508.pdf. Acesso em: 10 mai. 2021.

CONSUMO SUSTENTÁVEL: O QUE É, IMPORTÂNCIA E COMO APLICAR? [S. l.] Fundação Instituto de Administração, 2020. Disponível em: https://fia.com.br/blog/consumo-sustentavel/. Acesso em: 16 fev. 2021.

MINIMALISM: A documentary about the important things. [EUA]: Netflix Entretenimento Brasil LTDA, 2016. 1 vídeo (1h18min). Publicado por Netflix – Direção: D’AVELLA, Matt.

SUSTENTABILIDADE. Natura Cosméticos S/A. Brasil: Natura, 2021. Disponível em: https://www.natura.com.br/blog/sustentabilidade. Acesso em: 01 mai. 2021.

CRÉDITO DA IMAGEM DESTACADA

ALTMANN, Gerd. [Sem título]. [2018]. 1 gravura. Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/sustentabilidade-energia-%C3%A1rvore-3295757/. Acesso em: 29 abr. 2021.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.