Tecnologia
Now Reading
Carros Autônomos: o futuro da indústria automobilística
0

Carros Autônomos: o futuro da indústria automobilística

by Extensionista22 de novembro de 2018

16/11/2018

Alan Fagner Nunes
Braulley Junio Lino Souza
Marlom Klismann Ferreira Valério
Patrick Sorrentino Reis
Warley Costa Bonanno Carvalho

Que tal entrar no seu veículo e, ao invés de dirigir até o trabalho ou pegar a estrada, assistir à TV, dar uma olhada no seu celular, fazer uma maquiagem ou até mesmo tirar um cochilo? Esse sonho já está virando realidade com várias empresas e universidades desenvolvendo projetos na área. Para a Udacity (2018), primeiramente é importante definir que carros autônomos são veículos capazes de realizar todas as ações que nós – humanos – realizamos ao dirigir, com a vantagem de ter menor probabilidade de falhas, uma vez que ele “percebe”, realiza a análise, faz cálculos por computadores e sensores de forma mais ágil que a mente e sentidos humanos.

O que tornam esses projetos possíveis é a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), que é uma comunicação máquina a máquina via internet (SAP, 2016). Ela permite que carros, máquinas, geladeiras e até mesmo bens de consumo, como calçados e roupas, compartilhem dados e informações a fim de realizar determinadas tarefas ou chegar a certas conclusões. Essa comunicação é possível através de sensores e dispositivos conectados via internet.

Voltando à questão dos projetos de carros autônomos, a coleta e processamento de dados – que incluem caminho real, tráfego, navegação por obstáculos entre outras, auxiliam no desenvolvimento e melhoria da automação. Para exemplificar o quão avançados estão os projetos de automóveis autônomos, em 2009 foi apresentado o caro autônomo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Veículos Autônomos (GPDA) à Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Bienal do Automóvel, em Belo Horizonte. Esse carro é comandado apenas por comandos de computador, mas é necessário que o passageiro insira a rota desejada no GPS. A ideia do carro autônomo vai além do conforto, envolvendo a segurança, pois o automóvel foi equipado com uma série de sensores e sistemas de visão de máquina, podendo contribuir para a redução dos acidentes no trânsito. Além disso, as pessoas com dificuldades físicas poderão utilizar o veículo sem auxílio de terceiros. (ASSESSORIA DE IMPRENSA DA UFMG, 2009)

Além dos projetos desenvolvidos por equipes Universitárias existem várias empresas do ramo automobilístico e outras do ramo de tecnologias que estão nessa corrida para dominar esse novo mercado. Entre elas estão a Volkswagen, A Ford e o Google, em parceria com a Chrysle.

Em 2018 a Volkswagen lançou o Audi A8 que utiliza a IoT nas funções de direção, porém é necessário uma pessoa pronta para assumir o controle caso seja necessário. A Ford que está testando carros de alta automação, porém ainda é necessário a atuação de uma pessoa em situações nas quais a estrada não esteja em bom estado ou hajam más condições de tempo. E, por último, o Google, em parceria com a Chrysler, que entre 2015 e 2017 realizou testes com um carro totalmente autônomo, mas preferiu concentrar seus esforços em equipamentos para serem utilizados em veículos de outros fabricantes (Wade, 2018). Esta guerra por esse novo mercado tem grande potencial e um dos motivos, inclusive citado pelo CEO do Google é que esses projetos têm o potencial de prevenir boa parte das 1,2 milhões de mortes que ocorrem todos os anos nas estradas do mundo, uma vez que 94% destas são causadas por erros humanos (FRANCE PRESSE, 2016).

REFERÊNCIAS

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA UFMG. UFMG expõe carro autônomo em bienal. 2009. Disponível em: <https://www.ufmg.br/online/arquivos/014093.shtml>. Acesso em: 24 out. 2018.

FRANCE PRESSE. Google se associa à Fiat Chrysler em projeto de carro autônomo.  4 maio 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/05/google-se-associa-fiat-chrysler-em-projeto-de-carro-autonomo.html>. Acesso em: 11 nov. 2018

SAP. O que é IoT – a Internet das Coisas?. 12 maio 2016. Disponível em: <https://news.sap.com/brazil/2016/05/o-que-e-iot-a-internet-das-coisas/>. Acesso em: 11 nov. 2018

UDACITY. Carros autônomos: entenda o funcionamento e a construção do transporte do futuro. 4 maio 2018. Disponível em: <https://br.udacity.com/blog/post/carros-autonomos-funcionamento>. Acesso em: 11 nov. 2018

Wade Michael R. Vale do Silício está ganhando corrida para construir carros sem motorista. 22 out 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/vale-do-silicio-esta-ganhando-corrida-para-construir-carros-sem-motorista/> . Acesso em: 12 nov. 2018

CRÉDITOS DA IMAGEM:

https://pixabay.com/en/tron-tea-car-dark-light-lighting-1785156/

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Extensionista

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.