Blog
Now Reading
Oficina de Comunicação: Reencantamento do Mundo.
0

Oficina de Comunicação: Reencantamento do Mundo.

by Extensionista22 de outubro de 2018

15 de outubro de 2018

Alice Alves Araujo

A oficina de Comunicação: Reencantamento do Mundo foi realizada no dia 6 de setembro. Nela, jovens do CEDUC Virgílio Resi tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre vida e obra do artista Basquiat, acompanhados pela professora Sandra Maria Freitas e estudantes da área da comunicação. A visita à exposição de arte aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Belo Horizonte) e os jovens se mostraram curiosos. Muitos nunca tinham visitado o espaço cultural e não conheciam o artista.

A coordenadora da oficina, Prof.ª Sandra Maria de Freitas, com a educadora e os jovens do CEDUC Virgílio Resi

Com um visual dinâmico e atrativo, a primeira sala que o grupo conheceu tinha como tema a New York (NY) caótica em que Basquiat vivia e passou a maior parte da carreira. A sala era escura e contava com várias luzes de neon e imagens marcantes da cidade, retratando paisagens cotidianas como a famosa linha de metrô nova-iorquina.

Jovens do CEDUC interagindo com a exposição

Uma sessão da exposição que chamou bastante a atenção do grupo foi uma sala em que eles podiam desenhar em cima de obras digitalizadas. A interação com a arte e o digital despertou um grande interesse acerca de assuntos voltados para arte e cultura, principalmente os que são de áreas urbanas.

Prof.ª Sandra Maria de Freitas e um jovem do CEDUC apreciando obras do artista Basquiat.

Depois da interação digital e tematização de NY, o grupo conheceu durante a oficina, quadros e obras conceituais de Basquiat. No início da visita os jovens mostraram certo desinteresse, porém aos poucos, foram se abrindo para explicações e conversas sobre o artista. Como muitos não conheciam Basquiat e não tem muito contato com obras de arte, a oficina ajudou o grupo a compreender e entender o conceito do artista, abrindo uma porta de oportunidades e visão de mundo artístico.

Outra atividade realizada durante a oficina foi uma visita à exposição que estava acontecendo no pátio do CCBB. A mostra se chama Museu do Futebol na Área e por ser um tema brasileiro e popular, os jovens do CEDUC Virgílio Resi ficaram animados.

A infraestrutura da exposição era dinâmica, divertida e atrativa ao público. Ela era composta por quadros, fotos, vídeos interativos, conteúdo audiovisual e diversos jogos que interagiam com o visitante. O mais interessante deles, era a mesa de pebolim, onde grande parte do grupo participou.

Roda de conversa com a Prof.ª Sandra Maria de Freitas, jovens do CEDUC e o estudante de jornalismo Rodrigo

Logo após a visita ao CCBB, os participantes da oficina foram para a PUC Minas Praça da Liberdade e lá aconteceu a roda de conversa aonde foi discutida a importância de se visitar e, principalmente, preservar espaços culturais. O aluno de Jornalismo e extensionista da Faculdade de Comunicação e Artes, Rodrigo Pinheiro Fernandes, falou um pouco sobre sua experiência com oficinas de desenho e grafite para adolescentes e jovens no Projeto Providência. Outros assuntos como a arte e importância dela para a construção da sociedade também foram levantados durante a roda de conversa.

    Prof.ª Sandra Maria de Freitas,  jovens do CEDUC Virgílio Resi com a educadora,  Prof.ª  Adriane Carvalho e alunos da área da comunicação

CRÉDITO DAS FOTOS

Maíra Freire Ribeiro – aluna do curso de Publicidade e Propaganda na PUC Minas Praça da Liberdade

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Extensionista

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.