Blog
Now Reading
11ª Oficina de Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente
0

11ª Oficina de Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente

by Extensionista25 de outubro de 2018

 24/10/2018

Alice Alves

A 11ª Oficina de Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente ocorreu no final do primeiro semestre de 2018, no CEDUC Virgilio Resi. Ela foi oferecida por extensionistas do Projeto Ponto Jovem sob a supervisão da Prof.ª Adriane Carvalho. São eles: Thays Vieira de Oliveira (Direito – PUC Minas São Gabriel), Tiago Silva Miranda Moreira (Psicologia – PUC Minas São Gabriel) e Poliana Henrique de Lima (Administração – PUC Minas Coração Eucarístico).

A oficina teve seu início às 13h30 e, ao iniciar, foram colocados em discussão diferentes conceitos de sustentabilidade, seus impactos no meio ambiente e suas práticas na sociedade.

Nesse momento houve uma problematizarão do conceito de sustentabilidade, onde cada um dos alunos colocou o seu ponto de vista a partir da sua realidade. Essa dinâmica foi uma forma para trazer os alunos para mais perto da oficina, despertando interesse e relevância.

Logo após a introdução dos conceitos, foi o momento de discussão e de problematizarão do trâmite e da história do Estatuto da Juventude. Sobre o Estatuto, foi reproduzido um vídeo citando os direitos que garantidos e dispostos nele.

A última parte antes da dinâmica foi exposta práticas e iniciativas aderidas por países, cidades, marcas e empresas, que promovem sustentabilidade e que possibilitam mais pessoas a pensarem de maneira consciência sobre a temática.

Utilização do Mapa Afetivo para identificar problemas existentes na região onde fica localizado o CEDUC Virgílio Resi

Após a parte teórica, houve um intervalo, e após o mesmo começaram as dinâmicas, a primeira aplicada foi um Quis, onde os alunos através de placas respondiam a resposta, em grupo, sobre a parte teórica exposta. A interação teve como principal objetivo observar se os alunos conseguiram compreender o que foi passado.

A segunda dinâmica foi a projeção de um mapa da região, e através de post its os alunos colocaram e expuseram os problemas vistos por eles. São exemplos de problemas citados pelos alunos foram: poluição na natureza, poluição das ruas, falta de conscientização da reciclagem, acúmulo de lixo (2), assaltos e roubos (2), transporte público ruim, enchentes e alagamentos (3), esgoto a céu aberto (1), falta de segurança na entrada do CEDUC (1), lugares abandonados e mendigo.

Após apuramento dos problemas foi aplicado pela segunda vez à terceira dinâmica da oficina, a análise de dados. Essa dinâmica consiste em colocar através de matérias, como: folha A5, papel crepom, fita, massa de modelar, tesoura, canetas, giz de cera e pinos; problemas que eles vivenciam no cotidiano.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
Extensionista

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.