Tecnologia
Now Reading
TI verde: a tecnologia sustentável
0

TI verde: a tecnologia sustentável

by admin14 de junho de 2018

30 de maio de 2018

Augusto Moreira de Moraes
Luccas Fernandes Xavier
Luiz Gonzaga Fernandes Júnior
Vitor Gonçalves Oliveira*

Atualmente as pessoas estão produzindo mais lixo eletrônico e uma grande parte desse lixo tem origem nos dispositivos eletrônicos que são descartados de forma incorreta pelas pessoas. O descarte incorreto desses dispositivos acarreta a liberação de substâncias e metais pesados que são prejudiciais à saúde. Metais como o Chumbo, que em contato direto com a pele pode causar câncer. (SANTANA, 2017)

Assim, o termo TI Verde representa uma abordagem que se preocupa com o meio ambiente e com a sustentabilidade, e possui foco em ferramentas e tecnologias de TI. Alguns exemplos são: uso eficiente de energia na computação, Data Centers verdes, virtualização de computadores, descarte e reciclagem responsável de lixo eletrônico, utilização de fontes alternativas de energia e dispositivos eletrônicos com selos ecológicos. (CAVALCANTE; ARAÚJO; WALLY, 2012)

Objetivos da TI Verde

Fonte: Elaborado pelos autores com dados extraídos CanaComstor (2017)

A TI Verde incentiva empresas da área de Tecnologia da Informação a realizar uma fusão de suas atividades com o conceito de preservação do meio ambiente, procurando reduzir os impactos resultantes do avanço da tecnologia. Essa atitude é bem vista pelo mercado, pois é uma das exigências dos consumidores, que a cada dia estão mais preocupados com o meio ambiente. Por esse motivo foram criadas Lei e Normas que facilitam a prática de TI Verde. (CARDOZO; MURAROLLI, 2012).

Para Cardozo e Murarolli (2012), as empresas não são as únicas responsáveis pela degradação do meio ambiente, pois ainda falta atitude do governo e dos governantes para incentivar e capacitar a população sobre o consumo consciente dos dispositivos eletrônicos e o descarte correto dos materiais.

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CANALCOMSTOR. TI Verde: a tecnologia sustentável, 27/dez/2017
Disponível em: <http://blogbrasil.comstor.com/ti-verde-a-tecnologia-sustentavel>. Acesso em: 30/05/2018.

CARDOZO, Rafael; MURAROLLI, Priscila. Tecnologia da informação verde: sustentabilidade tecnológica. O avanço da tecnologia em relação ao meio ambiente: tecnologia e sustentabilidade , 2012. Perspectivas em Ciências tecnológicas. Pirassununga,  v.4,  n.4, p. 148-165, 2015. Disponível em: <http://fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/perspectiva/volume4/9.pdf>. Acesso em: 30/05/2018.

CAVALCANTE, Victor; ARAÚJO, Beatriz; WALLY, José. TI VERDE: Estudo conceitual e análise das iniciativas de ti verde nas empresas de Fortaleza. Anais … Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, VII. Palmas, 2012. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3689/967>. Acesso em: 30/05/2018.

SANTANA, Diego. Preservação Ambiental: Um Estudo Sobre TI Verde, Revista Brasileira de Gestão e Engenharia . Centro de Ensino Superior de São Gotardo, n. XVI, Jul./dez. 2017, p. 24-37. Disponível em: <http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia/article/download/328/446>. Acesso em: 30/05/2018.

RECURSOS PARA ELABORAÇÃO DO INFOGRÁFICO

CANVA. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/>. Acesso em 30 de mai. de 2018

FONTE DAS IMAGENS 

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/en/eco-nature-bulb-tree-bird-natural-2221567/>

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/en/transport-traffic-auto-electric-car-2772122/>

PIXABAY. Disponível em:<https://pixabay.com/en/air-pollution-water-pollution-3409934/ >

PIXABAY. Disponível em:<https://pixabay.com/en/planet-grass-trees-flowers-nature-937275/>

PIXABAY. Disponível em:<https://pixabay.com/en/earth-planet-continents-light-pear-2581631/>

PIXABAY. Disponível em:<https://pixabay.com/en/electric-charge-road-sign-sign-2301604/>

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.