Tecnologia
Now Reading
Tecnologia na coleta de lixo
0

Tecnologia na coleta de lixo

by admin3 de junho de 2018

30 de maio de 2018

Chayane Lisley da Costa Soares
Karen Lorrayne de Carvalho
Nayara Alves Dias*

Fonte: Elaborado pelos autores baseado nos dados da ONUBR(2017), ESCOLA PIXEL (2018), GLOBO ZONA DA MATA (2017)  e PREFEITURA DE JUIZ DE FORA (2018)

A Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU BR), em novembro de 2017, divulgou que 540 mil toneladas de lixo são geradas diariamente por países da América Latina e Caribe e esse volume poderá chegar a 671 mil toneladas em 2050. Segundo a ONUBR 30% do lixo produzido por esses países são despejados em locais inadequados.

O lixo que é despejado incorretamente pode provocar danos ao meio ambiente e às pessoas que trabalham com a coleta de lixo. A especialista e coordenadora na Associação Recicle a Vida do Distrito Federal, Mônica Mendes, alerta principalmente em relação ao descarte incorreto do lixo hospitalar. Em entrevista à rádio EBC DF ela diz que:  “pelo menos uma vez por mês, um catador sai para tomar um coquetel porque foi perfurado por objeto perfuro cortante que é de resíduo de saúde, vindo de lixo domiciliar”. Daí a importância do cuidado com esse tipo de descarte. (EBC DF, 2016)

Para minimizar o problema surgiram iniciativas pelo Brasil que utilizam a tecnologia da informação como aliada. Dois jovens alunos – Bruna e Cleomar – da Escola de Ensino Fundamental de João Pilate em Caxias do Sul – RS, desenvolveram o aplicativo World Wasty Recicle que tem finalidade de auxiliar os usuários a encontrar os pontos de descarte dos resíduos das cidades de Caxias do Sul e São Marcos. A aplicação está disponível para Android. (ESCOLA PIXEL, 2018)

Em Juiz de Fora – MG, o setor de Tecnologia da Informação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana  (Demlurb) desenvolveu o aplicativo Descarte.me que monitora o serviço de coleta de lixo e informa as rotas do serviço de coleta de lixo. A finalidade desse novo serviço é manter os comerciantes e moradores informados sobre o horário que o caminhão irá passar para reduzir o tempo de espera dos lixos nas ruas. Uma versão Beta (experimental) do aplicativo está disponível para android. (GLOBO ZONA DA MATA MG, 2017; PREFEITURA DE JUIZ DE FORA, 2018)

Por meio desse tipo de iniciativas  é possível contribuir para o descarte correto do lixo gerado, facilitar a sua reciclagem e, consequentemente,  proporcionar o bem estar mútuo.

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

EBC DF. Qual a importância do descarte correto do lixo?. 20 mar. 2016. Disponível em: <http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional-brasilia/edicao/2016-03/qual-importancia-do-descarte-correto-do-lixo>. Acesso em: 13 mai. 2018

ESCOLA PIXEL. Aplicativo para coleta de lixo em Caxias do Sul e São Marcos: conheça a iniciativa de dois jovens que dão exemplo em criatividade. Caxias do Sul: Escola Pixel,  s.d. Disponível em:  < http://escolapixel.com.br/descarte-consciente/ >.  Acesso em: 13 mai. 2018.

GLOBO ZONA DA MATA MG. Aplicativo que monitora coleta de lixo começa a funcionar em Juiz de Fora. 21 jul. 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/aplicativo-que-monitora-coleta-de-lixo-comeca-funcionar-em-juiz-de-fora.html >.  Acesso em: 13 mai. 2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL ONU BR. América Latina e Caribe despejam 30% de seu lixo em locais inadequados. 22 nov. 2017. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-america-latina-e-caribe-despejam-30-de-seu-lixo-em-locais-inadequados>. Acesso em: 03 mai. 2018

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA. Aplicativo Descarte.me, s.d. Disponível em: <https://www.pjf.mg.gov.br/espaco_cidadao/aplicativos/descarte.me.php>. Acesso em: 13 mai. 2018

RECURSOS PARA O INFOGRÁFICO (Imagens e software)

CANVA.  Disponível em:  <  https://www.canva.com/>

IMAGEM DESTACADA

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/lixo-gari-coleta-equipe-2497064/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.