Tecnologia
Now Reading
Apps para salvar o mundo
0

Apps para salvar o mundo

by admin24 de maio de 2018

04 de maio de 2018

Carlos Henrique Silva Vieira
Jacqueline de Souza Pes
Renato Chaves de Souza
Tairine de Assis Braz*

O desenvolvimento econômico e tecnológico que vivenciamos acaba por resultar em degradação dos recursos naturais e o comprometimento do futuro das novas gerações. A tecnologia desencadeia um uso maior de energia elétrica e descarte de materiais eletrônicos. De acordo com a pesquisa da Empresa de Pesquisa de Energética (EPE), em 2013, ocorreu um crescimento de 3,5% no uso de energia elétrica no país. E o consumo residencial apresentou o maior aumento com 6,1%. (VICK, 2014)

Entretanto, apesar do aumento do uso energético e dos casos de negligência com o meio ambiente a população brasileira está mais atenta aos problemas ambientais do país. É o que diz a pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável” realizada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2012. De acordo com a pesquisa, o número de brasileiros que não sabia reconhecer um problema ambiental caiu para 10%, sendo que em 1992 esse índice era de 46% . Ainda analisando a pesquisa, percebe-se que o maior orgulho que a  população tem do Brasil são suas riquezas, 28% da população cita as belezas naturais e paisagísticas quando falam que sentem orgulho de serem brasileiros. (BRASIL, 2012)

E você, se orgulha de viver em um país tropical? Quer contribuir para que nosso Brasil se torne a cada dia um lugar melhor para viver? Separamos alguns aplicativos que podem te ajudar a viver uma vida mais ecológica e te ajudar a fazer a diferença.

Fonte: Infográfico elaborado pelos autores (as) com dados extraídos de Superinteressante (2012) e Pensamento Verde (2013).

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável. 2012. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/images/noticias_arquivos/pdf/sumario%20executivo_pesquisabrasileiro_principais%20resultados_2012.pdf>. Acesso em 4 de mai. de 2018.

PENSAMENTO VERDE. Conheça o termo e alguns produtos “eco-friendly”. 26 ago 2013. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/conheca-o-termo-e-alguns-produtos-eco-friendly/>. Acesso em 5 de mai. de 2018.

SUPERINTERESSANTE. 27 aplicativos para salvar o mundo. 20 nov. 2012. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/27-aplicativos-para-salvar-o-mundo/>. Acesso em 4 de mai. de 2018.

VICK, Cecília. Sustentabilidade e tecnologia: inimigos ou aliados?. CanalTech, 2014. Disponível em: <https://canaltech.com.br/meio-ambiente/Sustentabilidade-e-Tecnologia-inimigos-ou-aliados/>. Acesso em 4 de mai. de 2018.

RECURSOS PARA ELABORAÇÃO DO INFOGRÁFICO

CANVA. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/>. Acesso em 5 de mai. de 2018.

FLATICON. Free vector icons. Disponível em: <https://www.flaticon.com/>. Acesso em 5 de maio de 2018.

FONTE DA IMAGEM DESTACADA

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/bola-meio-ambiente-grass-natureza-3290624/>. Acesso em 23 de maio de 2018.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.