Tecnologia
Now Reading
Aplicativos móveis de transporte privado urbano
0

Aplicativos móveis de transporte privado urbano

by admin7 de dezembro de 2017

24/11/2017

Paulo César Paim do Carmo
Pedro Henrique Leite Carrusca

 

Em 2008, após enfrentarem dificuldades em pegar um táxi em Paris, Travis Kalanick e Garrett Camp tiveram a ideia de apertar um botão e conseguir um carro. Em 2009 eles fundaram a empresa UberCap que, em julho do ano seguinte, lançou oficialmente o aplicativo que informava a localização dos passageiros via GPS.

O aplicativo funciona da seguinte maneira: o motorista cadastra-se na plataforma e envia os documentos necessários: carteira de motorista com a observação da EAR (Exerce atividade remunerada), documento do carro e o seguro do passageiro. Após o cadastro, o motorista aguarda a liberação de acesso no aplicativo para iniciar as atividades. A Uber sugere que o motorista ande com o carro sempre limpo, tenha água e bala no carro para oferecer aos passageiros durante a viagem solicitada.  O passageiro precisa cadastrar-se no aplicativo, informando o cartão de crédito ou débito ou optar pelo pagamento em dinheiro.

Ao logar no App, o motorista aguarda surgir alguma corrida. Assim que isso acontece, o motorista tem um tempo de uns 10 segundos para aceitar a mesma. Caso o motorista não aceite a corrida nesse prazo, ocorre uma queda na taxa de aceitação. Ao se dirigir ao local de encontro, o motorista aguarda o passageiro chegar. Se, em 5 minutos o mesmo não chegar, o motorista pode encerrar a viagem sendo cobrada a taxa da viagem do passageiro. Quando o passageiro chega, o motorista inicia a viagem e segue com segurança até o destino desejado. Ao chegar no destino o motorista fecha a corrida, recebendo via cartão ou dinheiro, avalia o passageiro e aguarda a próxima chamada. O passageiro pode solicitar o cancelamento da viagem até 5  minutos depois de solicitá-lo, sem  cobrança de taxas. O passageiro avalia o motorista em até 5 estrelas, podendo deixar algum adesivo ou comentário de elogio.

Fonte: elaborado pelos autores

O diferencial da Cabify ocorre quando, após cadastrar-se na plataforma, o motorista passa por um treinamento, uma vistoria no carro e um exame toxicológico. A Cabify fornece  a água para os passageiros, diferentemente da Uber, na qual os motoristas precisam arcar com essa despesa. O funcionamento é praticamente o mesmo, com o detalhe da Cabify não aceitar dinheiro, apenas cartão. Os carros devem ter, no máximo, 5 anos de uso e o sistema de avaliação do passageiro é diferente. Se for negativo há um espaço para que o motorista relatar o ocorrido durante a viagem. Existem alguns mimos para os passageiros que solicitarem o serviço da Cabify, pois podem escolher pelo aplicativo se desejam ar-condicionado, qual estação de rádio que desejam escutar, dentre outros.

Os aplicativos foram desenvolvidos na linguagem c#, utilizando o banco de dados SQLServer. Por questões de segurança, foi criada uma criptografia para assegurar o sigilo dos dados dos passageiros e dos motoristas, através do Oride – ferramenta para evitar problemas de privacidade e que é a tecnologia  encarregada de fazer a troca de informações dos passageiros com os motoristas.

REFERÊNCIAS

MELO, Caroline. Uber: a história da startup mais valiosa do mundo. 4 ago. 2015. Disponível em  <http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/uber-a-historia-da-startup-mais-valiosa-do-mundo/89284/>. Acesso em 23 out.2017

UBER. Our story. Disponível em <https://www.uber.com/pt-BR/our-story/>. Acesso em 23 out.2017

BRUZADIN, Marcel. Como é andar com o Cabify, o novo concorrente da Uber na cidade de São Paulo. 28 jun. 2016. Disponível em <http://www.melhoresdestinos.com.br/cabify-teste-concorrente-uber.html>. Acesso em 23 out.2017

NAPOL, Igor. Cientistas querem proteger seus dados de aplicativos como Uber e Cabify. 03 jul. 2017. Disponível em< https://www.tecmundo.com.br/ride-sharing/118675-cientistas-querem-proteger-dados-aplicativos-uber-cabify.htm >. Acesso em  16 nov.2017

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/app-apple-m%C3%A3o-explora%C3%A7%C3%A3o-ios-2941689/  >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.