Tecnologia
Now Reading
5 papéis na criação de jogos digitais
0

5 papéis na criação de jogos digitais

by admin14 de dezembro de 2017

2 de novembro de 2017

João Paulo de Oliveira Dalamora
Lucas Reis Soares
Marcella Souza Barros
Patrick Roberto dos Santos
Wanessa Luisa Pereira Costa

A indústria de games Brasil cresceu muito nos últimos 20 anos. Antes dizer que você trabalhava ou queria trabalhar com games (jogos) era algo, no mínimo, complicado. Hoje já é uma realidade. Você pode tanto desenvolver para as grandes empresas internacionais quanto desenvolver localmente, com projetos independentes ou nas empresas nacionais em ascensão.

A seguir listamos cinco dos papeis mais importantes na criação de jogos digitais. Lembre-se que nenhum deles exige formação superior para ingressar no mercado de trabalho. Porém, para ser contratado pelas empresas, talvez seja interessante ter alguma formação específica.

Roteirista: Esse é quem cria o jogo, ele cria a estória e o enredo do jogo e os caminhos alternativos. Lógico nem todo o jogo tem roteiro (FlapBird que  o diga), mas Gta seria a mesma coisa sem objetivo?

O Curso de Cinema pode contribuir para você ser um roteirista, assim como os de jornalismo ou historia também podem dar uma bagagem para trabalhar bem com isso.

Desenhista: Esse é quem dá cara ao personagem. Sem ele, muitas vezes, nem jogo teria, ou seria apenas uns pontos pretos na tela. Ele cria a figura do personagem, dos objetos e ferramentas, do cenário. Tá certo que você pode querer criar um jogo estilo cobrinha no Nokia 1100, mas aí fica a seu critério.

Cursos em Design, Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitetura, dentre outros podem também contribuir para o seu currículo.

Músico: Tem pessoas que não ligam para isso mas, sério, jogo mudo acho que não rola de jogar! Não necessariamente o músico precisa compor música para o jogo, mas é bom ter alguém que diga a melhor trilha sonora, qual o efeito de som tem que rolar naquele momento ou, no mínimo, o som tema do jogo. Ainda não se convenceu? Tente jogar CS sem os sons e as falas clássicas ou Need For Speed sem músicas tocando…

A Faculdade de Música contribui, mas a de cinema também pode ajudar.

Animador: Esse talvez seja o papel mais difícil. Tem que pegar o desenho feito, moldá-lo para a tela e criar as diversas possibilidades de execução que o jogo vai ter. Ok,  o programador pode fazer boa parte disso ou o desenhista já pode desenhar diversas das possibilidades de movimento. Mas em jogos mais complexos uma animação é necessária para dar dinamismo e completude ao jogo, sem contar que é um forma de complementar a historia sem ter que obrigar o desenhista a fazer tudo.

Cursos indicados: Cinema de Animação, Artes plásticas, Cinema, Design.

Programador: esse pode não ser o papel mais difícil, mas com certeza o que mais trabalha! Ele tem que combinar todas as parte anteriores e encaixar as possibilidade que o usuário tem de movimentos, de escolhas. Ele desenvolve as regras e limitações do jogo. Os anteriores montam o jogo, mas esse é quem dá vida ao jogo!.

Formações recomendadas: Engenharia de Software, Ciências da Computação, Sistemas da Informação entre outros.

Além dos Cursos que já falei, se o objetivo for realmente focar sua carreira nisso, você tem  o curso de Jogos Digitais.

Gamer: Esse dispensa explicação é quem, obviamente, joga. Apesar de ainda não ser tão comum e valorizado, temos hoje muitos campeonatos de eSport’s e cada vez esse perfil tem ganhado visibilidade. Então já pode ser uma realidade ser um atleta do jogos eletrônicos!

Para saber mais:

FlapBird: é um jogo eletrônico para dispositivos móveis desenvolvido em 2013 pela Hanoi. O objetivo no jogo é ganhar o maior número possível de pontos, controlando um pássaro (tocando na tela) sem deixá-lo colidir nos canos. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Flappy_Bird).

Gta (Grand Theft Auto): é uma série de jogos de computador e videogames, A maioria dos jogos foi desenvolvida pela Rockstar North (antiga DMA Design) e publicada pela Rockstar Games. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Grand_Theft_Auto).

CS (Counter-Strike): é um popular jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa, é baseado em rodadas nas quais equipes de contra terroristas e terroristas combatem-se até a eliminação completa de um dos times, e tem como objetivo principal plantar e desarmar bombas, ou sequestrar e salvar reféns. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Counter-Strike).

Need For Speed: Need for Speed é uma série de jogos eletrônicos de corrida automóvel publicada pela Electronic Arts. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Need_for_Speed).

REFERÊNCIAS

OLHAR DIGITAL. Saiba como são criados os games. 28 nov. 2010. Disponível em: < https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/video/saiba-como-sao-criados-os-games/15068 >

REDAÇÃO MUNDO ESTRANHO. Como é criado um jogo de videogame? 10 maio 2017. Disponível em: < https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-e-criado-um-jogo-de-videogame/ >

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/jogo-remoto-jogador-v%C3%ADdeo-2294201/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.