Tecnologia
Now Reading
5 papéis na criação de jogos digitais
0

5 papéis na criação de jogos digitais

by admin14 de dezembro de 2017

2 de novembro de 2017

João Paulo de Oliveira Dalamora
Lucas Reis Soares
Marcella Souza Barros
Patrick Roberto dos Santos
Wanessa Luisa Pereira Costa*

A indústria de games Brasil cresceu muito nos últimos 20 anos. Antes dizer que você trabalhava ou queria trabalhar com games (jogos) era algo, no mínimo, complicado. Hoje já é uma realidade. Você pode tanto desenvolver para as grandes empresas internacionais quanto desenvolver localmente, com projetos independentes ou nas empresas nacionais em ascensão.

A seguir listamos cinco dos papeis mais importantes na criação de jogos digitais. Lembre-se que nenhum deles exige formação superior para ingressar no mercado de trabalho. Porém, para ser contratado pelas empresas, talvez seja interessante ter alguma formação específica.

Roteirista: Esse é quem cria o jogo, ele cria a estória e o enredo do jogo e os caminhos alternativos. Lógico nem todo o jogo tem roteiro (FlapBird que  o diga), mas Gta seria a mesma coisa sem objetivo?

O Curso de Cinema pode contribuir para você ser um roteirista, assim como os de jornalismo ou historia também podem dar uma bagagem para trabalhar bem com isso.

Desenhista: Esse é quem dá cara ao personagem. Sem ele, muitas vezes, nem jogo teria, ou seria apenas uns pontos pretos na tela. Ele cria a figura do personagem, dos objetos e ferramentas, do cenário. Tá certo que você pode querer criar um jogo estilo cobrinha no Nokia 1100, mas aí fica a seu critério.

Cursos em Design, Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitetura, dentre outros podem também contribuir para o seu currículo.

Músico: Tem pessoas que não ligam para isso mas, sério, jogo mudo acho que não rola de jogar! Não necessariamente o músico precisa compor música para o jogo, mas é bom ter alguém que diga a melhor trilha sonora, qual o efeito de som tem que rolar naquele momento ou, no mínimo, o som tema do jogo. Ainda não se convenceu? Tente jogar CS sem os sons e as falas clássicas ou Need For Speed sem músicas tocando…

A Faculdade de Música contribui, mas a de cinema também pode ajudar.

Animador: Esse talvez seja o papel mais difícil. Tem que pegar o desenho feito, moldá-lo para a tela e criar as diversas possibilidades de execução que o jogo vai ter. Ok,  o programador pode fazer boa parte disso ou o desenhista já pode desenhar diversas das possibilidades de movimento. Mas em jogos mais complexos uma animação é necessária para dar dinamismo e completude ao jogo, sem contar que é um forma de complementar a historia sem ter que obrigar o desenhista a fazer tudo.

Cursos indicados: Cinema de Animação, Artes plásticas, Cinema, Design.

Programador: esse pode não ser o papel mais difícil, mas com certeza o que mais trabalha! Ele tem que combinar todas as parte anteriores e encaixar as possibilidade que o usuário tem de movimentos, de escolhas. Ele desenvolve as regras e limitações do jogo. Os anteriores montam o jogo, mas esse é quem dá vida ao jogo!.

Formações recomendadas: Engenharia de Software, Ciências da Computação, Sistemas da Informação entre outros.

Além dos Cursos que já falei, se o objetivo for realmente focar sua carreira nisso, você tem  o curso de Jogos Digitais.

Gamer: Esse dispensa explicação é quem, obviamente, joga. Apesar de ainda não ser tão comum e valorizado, temos hoje muitos campeonatos de eSport’s e cada vez esse perfil tem ganhado visibilidade. Então já pode ser uma realidade ser um atleta do jogos eletrônicos!

Para saber mais:

FlapBird: é um jogo eletrônico para dispositivos móveis desenvolvido em 2013 pela Hanoi. O objetivo no jogo é ganhar o maior número possível de pontos, controlando um pássaro (tocando na tela) sem deixá-lo colidir nos canos. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Flappy_Bird).

Gta (Grand Theft Auto): é uma série de jogos de computador e videogames, A maioria dos jogos foi desenvolvida pela Rockstar North (antiga DMA Design) e publicada pela Rockstar Games. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Grand_Theft_Auto).

CS (Counter-Strike): é um popular jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa, é baseado em rodadas nas quais equipes de contra terroristas e terroristas combatem-se até a eliminação completa de um dos times, e tem como objetivo principal plantar e desarmar bombas, ou sequestrar e salvar reféns. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Counter-Strike).

Need For Speed: Need for Speed é uma série de jogos eletrônicos de corrida automóvel publicada pela Electronic Arts. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Need_for_Speed).

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

OLHAR DIGITAL. Saiba como são criados os games. 28 nov. 2010. Disponível em: < https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/video/saiba-como-sao-criados-os-games/15068 >

REDAÇÃO MUNDO ESTRANHO. Como é criado um jogo de videogame? 10 maio 2017. Disponível em: < https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-e-criado-um-jogo-de-videogame/ >

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/jogo-remoto-jogador-v%C3%ADdeo-2294201/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.