Tecnologia
Now Reading
Trabalho remoto: os desafios de manter um bom rendimento trabalhando em casa
0

Trabalho remoto: os desafios de manter um bom rendimento trabalhando em casa

by admin19 de novembro de 2017

11 de novembro de 2017

Arthur Fonseca Vilaça
Arthur Vinícius Silva Nascimento
Denner Parreiras Aleixo
Victorel Lucas Rocha
Wagner Resende Santos*

A oportunidade

O home office, ou trabalho remoto, é uma tendência entre as empresas de tecnologia do Brasil, mas fora do país já é uma realidade. O trabalho remoto pode, quando controlado corretamente, trazer benefícios tanto para a empresa quanto a seus funcionários. Apesar de diversas empresas terem “medo” de dar essa liberdade a seus funcionários, algumas empresas vêm adotando essa prática.

Definindo o horário de trabalho

Uma boa definição do horário é extremamente importante para que o trabalho remoto  funcione. Sempre devemos lembrar que, apesar de estarmos em casa, devemos trabalhar, então deve-se buscar um ambiente específico e manter um horário fixo de trabalho.

Um ambiente de trabalho separado é importante para poder manter trabalho e lazer separados, garantindo assim com que não se misturem as coisas.

Como manter uma alta produtividade

Produtividade é a principal questão no home office.  As empresas acham que um funcionário não irá trabalhar durante todo o seu horário em casa e empregados acreditam que produzirão mais tendo o conforto de sua casa, evitando estresses com o trânsito, por exemplo.

Uma boa produtividade pode ser atingida quando você se sente confortável trabalhando e a empresa consegue ver suas entregas.

Trabalhando em casa você não será visto todos os dias por seus colegas de trabalho. Então você deve se manter presente através de chats online, como o skype e hangouts, e sempre demonstrar que leu ou recebeu alguma mensagem para que seus colegas de trabalho lembrem-se de você.

Chegou visita em casa? Calma, ainda dá para trabalhar

Muitos profissionais que trabalham de home office utilizando algum aplicativo de contabilização de tempo (como o Toggl) para controlarem seu horário de trabalho. Assim, mesmo que haja alguma pausa não programada, é possível garantir no final do dia o cumprimento das horas combinadas de trabalho, pois você poderá controlar o tempo trabalhado.

Veja mais algumas dicas que selecionamos para você!

Fonte: elaborado pelos autores

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

KIM, Larry: 9 Tips to Be Super Productive in Your Home Office: pend less time in the home office by getting more done. Disponível em: <https://www.inc.com/larry-kim/9-tips-to-increase-productivity-in-your-home-office.html> Acesso: em nov. 2017.

POZA, Diego: 21 Tried-and-True Tips For Remote Working: How to Embrace Remote Working and Still Be Productive. Disponível em: <https://auth0.com/blog/21-tips-for-remote-working/> Acesso em nov. 2017.

FONTE DAS IMAGENS

FREEPIK: Young people using technology <http://www.freepik.com/free-vector/young-people-using-technology_765702.htm>
FREEPIK: Classic workspace background <http://www.freepik.com/free-vector/classic-workspace-background_1359456.htm>

FREEPIK: Black office chair <http://www.freepik.com/free-vector/black-office-chair_983087.htm>

FREEPIK: Take a break design <http://www.freepik.com/free-vector/take-a-break-design_901251.htm>

FREEPIK: Time administration with employee with alarm clock <http://www.freepik.com/free-vector/time-administration-with-employee-with-alarm-clock_999941.htm>

PIXABAY. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/computador-port%C3%A1til-macbook-2838917/ >

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.