Tecnologia
Now Reading
Casos brasileiros de uso de Chatbot
0

Casos brasileiros de uso de Chatbot

by admin24 de novembro de 2017

13 de novembro de 2017

Igor Octaviano Ribeiro Rezende
Gabriel Silas do Carmo
Pedro Augusto Duarte de Almeida
Vinicius de Pinho Miranda*

Selecionamos dois exemplos recentes para ilustrar como  as empresas brasileiras tem utilizado o chatbot.

Comprar comida

Você se lembra daqueles dias em que tínhamos que ligar para um restaurante e pedir comida? Sim, de fato, ainda fazemos isso, mas não por muito tempo! Muitos restaurantes usam chatbots para oferecer aos clientes a opção de navegar em seu menu e pedir comida diretamente do telefone. Uma empresa no Brasil que tomou essa iniciativa foi o iFood, que agora oferece a possibilidade de pedir pizza diretamente do Facebook através de seu chatbot iFood Guru. Este é um pequeno exemplo de como a tecnologia pode fazer com que os restaurantes aumentem seus canais de pedidos.

Assistente de Compras

Os chatbots podem facilmente ajudar os clientes a escolher e comprar produtos através de sugestões inteligentes de produtos. O exemplo mais famoso disso é quando a rede de varejo Casas Bahia lançou um chatbot para a Black Friday de 2016. O chatbot foi super bem-sucedido ao lidar com o aumento do número de compradores. Forneceu recomendações de produtos personalizados, perguntas respondidas e permissão para compras imediatas. Foi uma campanha amplamente bem-sucedida, e não só aumentou a receita, mas melhorou a marca das Casas Bahia.

As vantagens oferecidas são: fornecer de produtos que você pode comprar juntos com desconto e possibilitar uma experiência única de atendimento ao cliente.

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

PAIVA, Fernando. Chatbot das Casas Bahia registra quase 2 milhões de mensagens durante Black Friday. 29 nov., 2016. Disponível em: <http://www.mobiletime.com.br/29/11/2016/chatbot-das-casas-bahia-registra-quase-2-milhoes-de-mensagens-durante-black-friday/460882/news.aspx> Acesso em: 22 out. 2017.
STARTUPI. iFood adota charbot que possibilita pedir pizza pelo Facebook. 2017. Disponível em: <https://startupi.com.br/2017/07/ifood-adota-chatbot-que-possibilita-pedir-pizza-pelo-facebook/> Acesso em: 22 out. 2017.

CRÉDITO DA IMAGEM

FACEBOOK. https://www.facebook.com/iFoodGuru

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.