Tecnologia
Now Reading
Você também utiliza o WhatsApp?
0

Você também utiliza o WhatsApp?

by admin30 de outubro de 2017

24/10/2017
Carmem Maria Silva Sant’Anna
Mateus Henrique de Aguiar Diniz
Paulo José Ribeiro Silva
Thiago Maximiliano Souza Machado
Jessé Fernando Barroso Miranda*

O WhatsApp se tornou uma febre entre os usuários de smartphone do mundo inteiro e hoje é considerado o aplicativo de mensagens mais utilizado do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por dia (OLHAR DIGITAL). Basta ter o aplicativo instalado e uma conexão com a internet para conversar com o mundo. Há quem diga que não vive mais sem o WhatsApp e fica conectado várias horas por dia.

E você, também é um usuário ativo do WhatsApp? Sabe como ele funciona? Sabia que a mensagem que você envia para o seu amigo passa primeiro por um computador do outro lado do mundo? Confira abaixo os detalhes do WhatsApp.

Figura 1 – Comunicação do WhatsApp

Fonte: FERREIRA, 2016

Veja que a mensagem despachada pelo smartphone da esquerda é enviada para a internet, depois para o servidor. No servidor, é identificado o destinatário da mensagem e então enviado para o outro smartphone. Observe que o smartphone final da direita também precisa estar conectado na internet para receber a mensagem. Porque? Ele também precisa conectar com um computador na internet para receber a mensagem, assim como o dispositivo da esquerda.

Provavelmente você está se perguntando: Então significa que qualquer pessoa na internet pode ler a minha mensagem? Não, calma. Esse servidor que fica na internet vai garantir que a sua mensagem seja entregue para a pessoa certa. Além disso, o conteúdo que você enviou foi codificado a partir do momento que saiu do seu dispositivo. E somente o destinatário da sua mensagem vai conseguir ler, pois só ele tem o poder para isso. Ou seja, ninguém na internet além do seu contato vai conseguir saber o que você mandou.

No infográfico estão os números desse aplicativo.

Figura 2 – Infográfico com os números do WhatsApp

Fonte: elaborado pelos autores a partir de G1

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Ana Paula. COMO FUNCIONA A ARQUITETURA DO WHATSAPP. 2016. Disponível em:<http://www.guiadoandroid.com.br/dr-android/como-funciona-arquitetura-do-whatsapp.html>. Acesso em 24 out. 2017.

G1. WhatsApp atinge marca de 1 bilhão de usuários ativos por dia. 2017. Disponível em:<https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/whatsapp-atinge-marca-de-1-bilhao-de-usuarios-ativos-por-dia.ghtml>. Acesso em 24 out. 2017.

OLHAR DIGITAL. Saiba quais são os aplicativos de mensagens mais usados no mundo. 2016. Disponível em:<https://olhardigital.com.br/noticia/saiba-quais-sao-os-aplicativos-de-mensagens-mais-usados-no-mundo/58729>. Acesso em 24 out. 2017.

What's your reaction?
Love It
0%
Interested
0%
Meh...
0%
What?
0%
Hate It
0%
Sad
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.